Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34691
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Silva, Maria Helena Oliveira Duarte |
Orientador(es): | Esteves, Ana Paula |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Este relatório constitui uma reflexão crítica sobre o percurso profissional da docente,
as experiências, o impacto da formação nas práticas pedagógicas implementadas e no
processo de aquisição e atualização do conhecimento profissional (científico,
pedagógico e didático).
No primeiro capítulo é feita a contextualização deste trabalho na atividade
profissional desenvolvida, abordando os vários aspetos da carreira docente essenciais
à lecionação e atendendo, principalmente, aos novos programas de física e química A
do 10.º ano de escolaridade, visando uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia,
Sociedade e Ambiente), de acordo com as novas políticas educativas já em vigor, mas
reforçadas no novo programa curricular a implementar em 2015: Promover o
reconhecimento da importância da física e da química na compreensão do mundo
natural e na descrição, explicação e previsão dos seus múltiplos fenómenos, assim
como no desenvolvimento tecnológico e na qualidade de vida dos cidadãos em
sociedade.
No segundo capítulo é feito o enquadramento científico do trabalho abordando a
“Tabela periódica” dado o interesse fulcral da mesma no estudo da química. Com
este tema, inserido no programa de 10.º ano da disciplina de física e química A,
pretende-se desmistificar o estudo da tabela periódica, baseado na memorização de
uma série de conceitos, numa tentativa de a utilizar como ferramenta de pesquisa,
simples, mas essencial no estudo da química. Nesse sentido é feita uma abordagem
histórica da sua “construção” e apresenta-se uma análise detalhada da forma como
os elementos estão dispostos na tabela periódica, estabelecendo-se a relação entre a
configuração eletrónica e as propriedades físicas e químicas por eles apresentadas,
bem como um estudo da periodicidade das propriedades dos elementos químicos. A
tabela periódica é ainda apresentada como uma fonte de informação e são dadas
sugestões no sentido de tornar a sua análise mais apelativa.
No terceiro capítulo são apresentados e discutidos projetos desenvolvidos e
considerados de grande interesse para o desenvolvimento integral do aluno, para a
dinâmica da escola e para a atividade profissional da docente.
No quarto capítulo é discutida a importância das várias formações realizadas ao longo
da carreira, com vista à atualização e consolidação de competências fundamentais
para o percurso profissional.
Por fim, a conclusão apresenta uma sinopse do trabalho realizado e uma reflexão
sobre o interesse da realização deste relatório de atividade profissional. This report is an example of a critical reflection of the teacher’s career about the experiences, the relevance of the formation in the implemented pedagogical practices and in the acquisition and updating of professional knowledge (scientific, pedagogical and didactic). The first chapter presents the work contextualization within the teaching activity developed in order to conceive several aspects of the career which are important to the teaching activity considering the new curricular programs of Physics and Chemistry A of 10.th grade and attempting a Science, Technology, Society and Environment approach. These new educational policies, already in process, will be reinforced by the new curriculum to be implemented in 2015: “Promote recognition of the importance of physics and chemistry in understanding the natural world and in the description, explanation and prediction of its multiple phenomena, as well as technological development and quality of life in society. The second chapter presents the scientific context of the work addressing the "periodic table" given its central interest in the study of chemistry. With this theme, set in the 10th year of the discipline of physics and chemistry A program, we aim to demystify the study of the periodic table, based on the memorization of a series of concepts in an attempt to use it as a research tool, a simple one, but nevertheless essential to the study of chemistry. Therefore a historical approach of its “construction” will be done as well as a detailed analysis of the elements’ arrangement establishing the relationship between the electronic configuration and the physical and chemical properties. A study of the periodic properties of the chemical elements will also be performed. The periodic table will also be shown as a source of information and suggestions will be made to make its study more appealing. In the third chapter, developed projects and activities considered of great interest to the integral development of the student, to the dynamics of the school and the professional activity of teaching will be presented. In the fourth chapter it is debated the importance of the various training courses performed throughout the career in view to the updating and consolidation of fundamental skills for the professional career. Finally, the conclusion presents a synopsis of the work developed and a reflection on the interest of this professional activity report. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34691 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Helena Oliveira Duarte Silva.pdf Acesso restrito! | 6,83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |