Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34889

TítuloAnálise de conteúdo dos programas e manuais sobre a biodiversidade no ensino básico (1.º ciclo)
Autor(es)Lima, Nelson
Fernandes, Célia
Palavras-chaveBiodiversidade
Data2007
Resumo(s)A actual e continuada degradação do meio ambiente resultante da acção do Homem constitui uma ameaça à diversidade biológica, que é em grande parte desconhecida, visto não haver um conhecimento total dessa realidade. Dado que uma das vertentes para a conservação da diversidade biológica é a Educação Ambiental surgiu assim a questão que orienta a presente investigação: Que preocupações e conceitos transmite o ensino formal sobre a diversidade biológica? Para responder a esta questão optamos pela análise de conteúdo aplicando-a em dois objectos de estudo, sendo eles: 1) Programa e competências do 1.º Ciclo do Ensino Básico; 2) Manuais escolares do 2.º e 3.º anos de 4 editoras diferentes sobre o Estudo do Meio. Para realizar esta análise construíram-se várias categorias à priori com o objectivo de estudar os seguintes eixos: 1) local vs global; 2) visão antropocêntrica vs visão biocêntrica; 3) visão pessimista vs visão optimista; perspectiva ambientalista vs perspectiva educativa; complexidade vs simplicidade; e, quanto à parte icónica dos manuais, 6) imagem-forma vs imagemfunção. Como síntese dos resultados obtidos podemos concluir que as orientações fornecidas pelo Programa e competências, e pelos manuais, os conteúdos encaminham-nos para uma abordagem a partir do meio local assumindo uma visão antropocêntrica, pois as classificações dos seres vivos surgem, fundamentalmente, em relação às necessidades do Homem. Ao reconhecerem a existência de problemas ambientais procuram encontrar soluções para os combater encaminhando-nos desta forma para uma visão optimista. Através das orientações fornecidas, consideramos que estas assumem uma perspectiva educativa, iniciando as orientações com uma visão simplista da realidade, pois, principalmente no 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, são abordados vários aspectos dos seres vivos de uma forma isolada. Estes resultados serão apresentados e discutidos em detalhe.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34889
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Resumos em Livros de Atas / Abstracts in Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cuba BE-078.pdfResumo310,97 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID