Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/34929

TitleDesign e implementação de uma interface interativa de especialização sonora
Author(s)Cardoso, João Paulo Silva
Advisor(s)Zagalo, Nelson
KeywordsEspacialização sonora
Tecnologias criativas
Sound spatialization
Creative technologies
Issue date2013
Abstract(s)Neste trabalho propomos um modelo de aplicação para reprodução e gravação de som, em computador pessoal, com ajuste de parâmetros de espacialização sonora, para utilizadores não especialistas em som e música. Pretendemos expandir o conceito de espacialização sonora, e tornar o modelo de aplicação apropriado para responder às necessidades do utilizador amador, necessidades essas que vão de um interesse musical educativo, ao lazer ou entretenimento. O modelo de aplicação resulta da partilha e combinação de tecnologias, ferramentas e conhecimento disponibilizados na Internet pelas comunidades, quer de especialistas quer de amadores, em Max MSP. Resulta ainda, da análise e estudo da literatura existente sobre o tema e do apoio e tutoria de especialistas em som e música. No processo de avaliação de resultados deste trabalho, analisámos o interesse de utilização do modelo de aplicação, através de um protótipo, procurando assim suportar a ideia central que move a tese proposta. O interesse e a utilização do modelo foram testados na forma de uma aplicação digital, com a possibilidade de ajuste de parâmetros que dão a perceção de espacialização sonora.
In this paper we propose a model application for playing and recording sound in personal computer with adjustable parameters of sound spatialization for non-specialist users in sound and music. We intend to expand the concept of sound spatialization and make the application model appropriate to meet the needs of the amateur user as diverse as musical education, leisure or entertainment. The model application results from the sharing and combination of technologies, tools and knowledge available on the Internet by both, experts and amateurs communities in Max MSP. It also follows from the analysis and study of the existing literature on the subject and support and mentoring from experts in sound and music. In the process of evaluating the results of this study, we analyzed the interest of using the application model, using a prototype, thus seeking to support the central idea that drives the thesis proposal. The acceptance and use of the model were tested in the form of a digital application, with the possibility of adjustment parameters, which give the perception of spatial sound.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Media Interativos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34929
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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