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TítuloE-recrutamento como opção estratégica: realidade ou quimera nas empresas da região Minho?
Autor(es)Rodrigues, Rute Isabel Martins
Orientador(es)Ferreira, Ana Paula Vieira Gomes
Data2014
Resumo(s)Esta investigação assume como objetivo principal a compreensão do recurso ao erecrutamento pelas empresas da região Minho, em Portugal. Concretamente, procura determinar o recurso das organizações a práticas de recrutamento suportadas pela tecnologia da internet, identificar as fontes e ferramentas de e-recrutamento mais utilizadas e entender quais as razões apresentadas para a sua utilização. Para a realização do estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa, de cariz exploratório. Os instrumentos de recolha de dados assentaram na entrevista semiestruturada e análise de conteúdo dos websites das organizações entrevistadas. Foram realizadas 15 entrevistas. Os resultados sugerem que, apesar do conhecimento de algumas fontes de erecrutamento e das suas vantagens, há ainda um grande número de organizações que não recorre à internet para divulgar os seus anúncios de emprego. É notória a necessidade de uma maior clarificação e automatização dos procedimentos do recrutamento, de modo a que eles se tornem objetivamente vantajosos para a organização e que cumpram os pressupostos da estratégia global da organização.
This research has, as primary goal, to identify and understand the use of e-recruitment tools and procedures by companies located in Minho, a region at the north of Portugal. Specifically, it seeks to determine the use of the organizations’ recruitment practices supported by Internet technology, to identify which sources and e-recruitment tools are more utilized and to understand which reasons are given for its use. Due to the exploratory nature of this research, a qualitative methodology was used to carry out the study, Data collection instruments were based on semi-structured interviews, and a content analysis of the websites of the surveyed organizations was also performed. Fifteen interviews were conducted. Results suggest that, despite the knowledge of some sources of e-recruitment and its advantages, there are still a large number of organizations that do not use the Internet to advertise their job vacancies. These findings emphasize the need for further clarification and automation of recruitment procedures, so that they become objectively beneficial to the organization and meet the assumptions of the overall organization’s strategy.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34956
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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