Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35005

TítuloA motivação dos docentes do ensino básico de Timor-Leste : um estudo exploratório
Outro(s) título(s)The motivation of the East Timorense primary school teachers : an exploratory study
Autor(es)Correia, Tomás Manuel
Orientador(es)Fernandes, Maria Emília Pereira
Palavras-chaveMotivação
Docentes do ensino básico
Análise quantitativa
Timor-Leste
Motivation
Basic education teachers
Quantitative study
Timor East
Data2014
Resumo(s)O mundo que hoje conhecemos transforma-se a uma velocidade incomparável. Num piscar de olhos adquire novos matizes, que nos desafiam e aos quais não podemos deixar de responder. As atuais alterações no mundo inevitavelmente as organizações. A constatação desta realidade fez com que as organizações se esforçassem para reagir a estes ambientes instáveis, que impõe um contínuo esforço de ajustamento e obrigam a capacidades novas de antecipar as mudanças. A sobrevivência ou o sucesso das organizações impõe que estas e os seus funcionários se transformem. Por outro lado, a qualidade e bem-estar dos funcionários passaram a constar da estratégia de sucesso das organizações. Assim, considerando que os colaboradores são um recurso valioso e estratégico é facilmente explicável a relevância da motivação para as organizações. Neste contexto, a (re)formulação e a (re)modernização da gestão de recursos humanos é imprescindível no sentido de garantir boas práticas que consigam manter o bem-estar dos colaboradores enquanto seres humanos e trabalhadores. O presente estudo pretende identificar quais as percepções dos docentes do Ensino Básico sobre várias dimensões da função e do contexto de trabalho e como estas afetam a sua motivação. A amostra do estudo é constituída por 381 docentes do ensino básico. A investigação é predominantemente de carácter quantitativo, tendo-se desenvolvido uma análise descritiva das respostas dos docentes. Para enriquecimento do estudo, foi ainda desenvolvida uma análise qualitativa das sugestões apresentadas pelos respondentes no final do questionário para a melhoria das suas funções, permitindo explorar as opiniões dos docentes-inquiridos. O resultado da análise indica que as politicas e práticas do Ministério da Educação parecem não estar a atender a todas as dimensões da função e do contexto do trabalho dos docentes o que implica a baixa motivação dos mesmos na realização da sua tarefa do dia-a-dia.
The world we know today becomes the unmatched speed. In a flash acquires new shades, which challenge us and which we cannot hang. The changes in the world that currently follows inevitably affect organizations. The realization of this reality has made organizations to make efforts to respond to these unstable environments, which requires an effort of continuous adjustment and force the new capacity to anticipate changes. These changes require organizations to transform as well as their employees. In this competitive context, the importance of the human being in organizations is reinforced. So, considering that employees are a valuable and strategic resource in the organization and with this perspective, the motivation of employees should be well managed. In this context, the (re) design and (re) modernization of human resource management is essential for good management practices support to maintain the well-being of employees as human beings and workers. The aim of this study is to study the aspects that stimulate and affect the motivation of primary school teachers. The field study focuses on the motivation of teachers of basic education in East Timor. The study sample consists of 381 teachers of basic education. The research is of quantitative and descriptive nature, reinforcing with a qualitative analysis of the suggestions made by individuals to improve their functions, allowing explore the views of respondents teachers. The analysis indicates that the policies and practices of the Ministry of Education is not yet meet the needs of teachers in what concerns salary and work conditions. Contributions to HRM practice and knowledge are considered.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35005
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tomás Manuel Correia.pdf9,09 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID