Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35375

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSolé, Glóriapor
dc.date.accessioned2015-06-02T14:44:55Z-
dc.date.available2015-06-02T14:44:55Z-
dc.date.issued2015-04-
dc.identifier.citationSolé, G. (2015). A compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEB. Diálogos, 19, (1): 143-179. (Marigá, online)por
dc.identifier.issn1415-9945por
dc.identifier.issn2177-2949por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/35375-
dc.description.abstractEste estudo é uma parte da investigação realizada em tese de doutoramento intitulada: “O ensino da História no 1.º Ciclo: a concepção do tempo histórico nas crianças e os contextos para o seu desenvolvimento” (Solé, 2009), realizado com alunos do 1.º CEB (6-10 anos) numa escola do norte de Portugal. O estudo foi realizado em duas turmas, uma no 1º/2º ano (24 alunos) e a outra no 3.º/4.º ano (25 alunos), ao longo de dois anos escolares. Esta investigação insere-se no quadro da investigação de natureza interpretativa, é predominantemente qualitativa (Erickson, 1986) e pode-se considerar um estudo de caso longitudinal (Yin, 2003), pois descreve o processo de aprendizagem e de compreensão do tempo histórico das crianças do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, de dois grupos turma durante dois anos. Segundo a tipologia proposta por Stake (2000), pode ser considerado também um estudo de caso instrumental na medida em que se pretendeu evidenciar como é que as crianças desenvolvem conceitos de tempo e as dificuldades sentidas no processo de ensino aprendizagem, assim como compreender como essa aprendizagem é realizada através de diversas estratégias e procedimentos.por
dc.description.abstractCurrent analysis is a segment in the investigation for the doctoral thesis titled ‘The Teaching of History in the First Cycle of Basic Education: The concept of historical time in children and the contexts for their development’ (Solé, 2009), undertaken with children of the 1st CBE (6 - 10 years) in a school in the north of Portugal. The study was conducted with two groups, namely, 1st and 2nd years (24 students) and 3rd and 4th years (25 students) throughout two scholastic years. Current investigation lies within the investigation mode of interpretation, predominantly qualitative (Erickson, 1986) and may be considered a longitudinal case study (Yin, 2003) since it describes the learning and understanding process of historical time by children between the 1st and 4th year of two groups during two years. Following typology by Stake (2000), it may be called an instrumental case study since it shows how children develop the concept of time and the difficulties experienced in the process of teaching/learning and to understand how learning occurs through several strategies and procedures.por
dc.description.abstractEste estudio es parte de una investigación realizada en la tesis de doctorado titulada “La enseñanza de la Historia en el 1.º Ciclo: el concepto de tiempo histórico en los niños y los contextos para su desarrollo” (Solé, 2009), realizado con alumnos de 1.º CEB (6-10 años) en una escuela al norte de Portugal. El estudio fue realizado con dos cursos, uno de 1º/2º año (24 alumnos) y el otro de 3.º/4.º año (25 alumnos), durante dos años lectivos. Esta investigación se inscribe en el cuadro de la investigación interpretativa y es predominantemente cualitativa (Erickson, 1986) y se puede considerar como un estudio de caso longitudinal (Yin, 2003), ya que describe el proceso de aprendizaje y de comprensión del tiempo histórico en los niños del 1.º al 4.º año de escolaridad, de dos grupos durante dos años. Según la tipología propuesta por Stake (2000), también puede ser considerado como un estudio de caso instrumental, en la medida en que se pretendió evidenciar cómo se desarrollan los conceptos de tiempo en los niños y cuáles fueron las dificultades sentidas en el proceso de enseñanza-aprendizaje, como así también comprender cómo se realiza ese aprendizaje a través de diversas estrategias y procedimientos.por
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto Estratégico do CIEd - PEst-OE/CED/UI1661/2014por
dc.description.sponsorshipSecretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Paraná, Brasilpor
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico, Brasilpor
dc.description.sponsorshipApoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Paraná, Brasilpor
dc.description.sponsorshipCAPES, Brasilpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Históriapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectAprendizado históricopor
dc.subjectNoção de temporalidadepor
dc.subjectEstratégias de ensinopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectTeaching Historypor
dc.subjectLearning Historypor
dc.subjectIdea of temporalitypor
dc.subjectTeaching strategiespor
dc.subjectBasic educationpor
dc.subjectEnseñanza de la Historiapor
dc.subjectAprendizaje históricopor
dc.subjectNoción de temporalidadpor
dc.subjectEstrategias de enseñanzapor
dc.subjectEducación básicapor
dc.titleA compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEBpor
dc.title.alternativeUnderstanding time and historical time by children: a case study with portuguese student of the first cycle of basic education-
dc.title.alternativeLa comprensión del tiempo y del tiempo histórico en los niños: un estudio de caso con alumnos portugueses del 1.º CEB-
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.uem.br/dialogos/index.php?journal=ojs&page=issue&op=currentpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage143por
oaire.citationEndPage179por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleDiálogospor
oaire.citationVolume19por
dc.identifier.doi10.4025/dialogos.v19i1.1046por
sdum.journalDiálogospor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1046-3228-1-PB- Revista Diálogos.pdf5,37 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID