Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35483
Título: | Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa |
Outro(s) título(s): | School and organizational actions logics: theorise contributions for a sociology analyse of educative organizations Escuela y lógicas de acción de las organizaciones: contributos teóricos para una analice sociológica de la organización educativa |
Autor(es): | Silva, Daniela Andrade Vilaverde e |
Palavras-chave: | Modelo político Lógicas de acção Convenções Political model Actions logics Conventions Lógicas de acción Convenciones |
Data: | 2007 |
Editora: | Fundação CESGRANRIO |
Revista: | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação |
Resumo(s): | Numa agenda teórica decorrente do modelo político que acentua a importância
dos jogos de poder, interesses, conflitos, estratégias e coligações dos actores no quotidiano organizacional, a
identificação e compreensão das lógicas de acção ou dos “mundos” que norteiam a acção emerge num registo mais actual que reafirma a pertinência deste modelo analítico no estudo das organizações
educativas em geral e na escola em particular. O presente artigo procura reflectir sobre os pressupostos
teóricos do modelo político de análise organizacional, centralizando duas focalizações estruturais do mesmo: a) a diferenciação vs complementaridade da abordagem sistémica e estratégica de Crozier e Friedberg
(1977); b) a proposta de um exercício de articulação entre a perspectiva teórica da escola das convenções e o modelo político. In a theoretical board from political model which empathize the importance of actors’ power games, interests, conflicts, strategies and colligations in the everyday of organizations, the identification and understanding of action logics or “worlds” which commands the action grow up in a actual register which reaffirms the pertinence of this model in the study of educative organizations in general and school in particular. The present article trys a reflection about the theoretical political model of organizational analyses, around two focus: a) the difference vs complementarity of system and strategic approach by Crozier and Friedberg (1977); b) the propose of an exercise of articulation between the theoretical of the convention school and the political model. En una agenda teórica del modelo político que acentúa la importancia de los juegos de poder, intereses, conflictos, estrategias e coligaciones de los actores en lo cuotidiano organizacional, la identificación y comprensión de las lógicas de acción o los “mundos” que comandan la acción emerge como uno registro mas actual que reafirma la pertinencia de este modelo analítico en el estudio de las organizaciones educativas en general y la escuela en particular. El presente artículo procura reflexionar sobre los presupuestos teóricos del modelo político de la analice de las organizaciones, centralizando dúos focos estructuráis de lo mismo: a) la diferenciación vs complementariedad del aborde sistémica e estratégica de Crozier y Friedberg (1977); b) la propuesta de uno ejercicio de articulación entre la perspectiva teórica da la escuela de las convenciones e lo modelo político. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35483 |
ISSN: | 1809-4465 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensaio.pdf | 376,42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |