Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35488

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Daniela Andrade Vilaverde epor
dc.date.accessioned2015-06-08T15:27:17Z-
dc.date.available2015-06-08T15:27:17Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn0871-9187por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/35488-
dc.description.abstractEste artigo enquadra-se num registo disciplinar da sociologia das organizações educativas no qual procuramos desenvolver algumas dimensões teóricas do modelo político de análise das organizações as quais nos permitiram articular com um outro quadro teórico: a escola das convenções. Este enquadramento teórico insere-se numa linha de complementaridade A partir dos contributos desta agenda, delineamos cinco lógicas de acção na análise das organizações. Na fase final do artigo, pretendemos corroborar a convenção existente entre a lógica cívicacidadã e a cívica-estatal, a partir de uma investigação empírica num Agrupamento de Escolas do Ensino Básico, num contexto de autonomia consagrada no Decreto-Lei nº 115-A/98.por
dc.description.abstractThis article was written within a disciplinary register of the educational organizations of sociology in which we propose to develop some theoretical dimensions of the political model of the organizations’ analysis which allows us to articulate with another theoretical approach: the conventions’ school. This theoretical approach comes within a complementary line. From this agenda’s contributions, we have defined five logics of action while analysing the organizations. In the final part of the article, we intend to corroborate the existing convention between the civic – citizen logic and the civic – state logic, from an empirical investigation carried out in a group of schools belonging to the Elementary Education, in an autonomy context acclaimed in the decree nr 115-A/98.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectConvençõespor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectConventionspor
dc.subjectAutonomypor
dc.titleEscola, estratégias e convenções: um olhar sociológico-organizacional a partir das representações docentes sobre a “autonomia” consagrada das escolas básicaspor
dc.title.alternativeSchool strategies and conventions: a sociological-organizational perspective from teachers representations about acclaimed "autonomy" of the basic schoolseng
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage5por
oaire.citationEndPage28por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista portuguesa de educaçãopor
oaire.citationVolume17por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Portuguesa de Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Revista educação.pdf166,32 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID