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https://hdl.handle.net/1822/35800
Título: | Explorando as diferentes fases de resolução de problemas com alunos do 2º ano |
Autor(es): | Lopes, Tânia Manuela Salgado |
Orientador(es): | Mamede, Ema |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Este trabalho procura perceber como é que os alunos do 2.º ano de escolaridade reagem
às diferentes fases de resolução de problemas. Para compreender melhor este problema
procuro dar respostas às questões: a) como é que os alunos abordam a compreensão do
problema?; b) como estabelecem e executam o plano de ataque ao problema?; c) como abordam
a fase de verificação do problema?.
Para tal realizaram-se quatro intervenções em sala de aula que foram desenvolvidas tendo
em conta a investigação pedagógica no âmbito da investigação participativa, tendo adotado
contornos da investigação-ação. A primeira intervenção foi dedicada à realização de um teste
diagnóstico, com diferentes problemas, procurando conhecer não só as capacidades de resolver
problemas por parte dos alunos, mas também as dificuldades dos mesmos. As posteriores
intervenções foram dedicadas às diferentes fases de resolução de problemas propostas por
Pólya (1995). Nelas foram propostas problemas que permitissem aos alunos trabalhar a
compreensão do problema, estabelecimento e execução de um plano e verificação da resolução.
No final das intervenções percebi que ao nível da compreensão do problema existem, por
parte dos alunos, muitas dificuldades na seleção dos dados relevantes à resolução e na
articulação das informações presentes no enunciado. Ao nível do estabelecimento e execução do
plano de resolução, os alunos que anteriormente demonstravam dificuldades a este nível,
começaram a utilizar estratégias diversificadas como organizar dados em tabela. Assim, os
alunos utilizavam estratégias mais adequadas nas resoluções, que lhes permitiam ter êxito. Esta
situação ocorreu depois das diferentes partilhas de resoluções para o mesmo problema.
Relativamente à verificação da resolução esta revelou-se ser completamente desconhecida pelos
alunos, tendo esta intervenção possibilitado o primeiro contato com esta fase de resolução.
Foi notório que trabalhar resolução de problemas deu aos alunos a oportunidade de
utilizar estratégias para a compreensão do enunciado, atender e executar estratégias de
resolução em diferentes problemas, discutir com os colegas novas estratégias, resolver e
identificar entre as várias resoluções quais as corretas e incorretas.
Durante a investigação pedagógica foram várias as dificuldades encontradas pelos alunos,
nomeadamente na utilização de estratégias para uma melhor compreensão do enunciado, na
utilização de estratégias mais adequadas para resolver determinados problemas, na verificação
da resolução, até então desconhecida para os alunos, e na perceção de que existem problemas
que não são possíveis de solucionar. This work aims to understand how second graders of Primary school react to different phases of problem solving. To better understand this problem I will try to answer the following questions will be addressed?: a) how students approach the problem; b) how do they establish and implement the plan for to problem solve?; c) how do they approach the verification phase? To that were made four interventions in the classroom that have been developed taking into account the pedagogical research, in participatory research, having adopted contours of action inquiry. The first intervention was dedicated to performing a diagnostic test, with different problems, in order to, trying to understand not only the students’s skills, but also the difficulties thereof. Subsequent interventions were devoted to different phases of solving problems proposed by Pólya (1995). In those, have been proposed problems that would allow students to work and understand the problem, establishment and implementation of a plan and verification of resolution. At the end of the interventions, I realized that students have many difficulties in selection of relevant data for the resolution, and the articulation of the information contained in the statement. At the establishment and implement level, students who previously showed difficulties in this regard, began to use diverse strategies. So students used more strategies, which allowed them to have success. This occurred after they share different resolutions for the same problem. Regarding the verification of resolution proved to be completely unknown to students, and this intervention allowed the first contact with this resolution phase. It was clear that working on problem solving gave students the opportunity to use strategies for understanding the enunciation, meet and perform resolution strategies in different problems, discuss with colleagues new strategies, identify and solve between the various resolutions, and choose which resolutions are correct or not. During the educational research, various difficulties were encountered by students, particularly in the use of strategies for a better understanding of the statement, using the most appropriate strategies to solve certain problems and confronting the verification phase of the resolution, unknown to students, and perception that there are problems that are not possible to solve. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35800 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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