Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3580

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereira-
dc.date.accessioned2005-11-30T16:16:15Z-
dc.date.available2005-11-30T16:16:15Z-
dc.date.issued2005-05-
dc.identifier.citationDIAS, Paulo ; FREITAS, Cândido Varela de, org. - "Challenges'05 : actas do Congresso Internacional sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, 4, Braga, 2005". [CD-ROM]. Braga : Centro de Competência da Universidade do Minho, [2005?]. ISBN 972-8746-13-05.eng
dc.identifier.isbn972-8746-13-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/3580-
dc.description.abstractCom os seus 30 anos de existência oficial dentro das Ciências da Educação em Portugal a Tecnologia Educativa (TE) não se constituiu ainda como um corpo de conhecimentos que docentes e investigadores na área reconheçam totalmente como seu, devido talvez à ausência de limites epistemológicos que, como área científica autónoma deveria permitir clarificar. Isto é, não se conhecem bem os quadros teóricos de referência, os conteúdos abordados, as metodologias e a terminologia específica da área, possivelmente pelo facto de os profissionais que nela se movem confluírem de campos muito diversos do conhecimento, tais como a informática, a educação, etc, imprimindo-lhe perspectivas e abordagens que são, também elas, muito diferenciadas. No sentido de contribuir para clarificar esta situação delimitando para o domínio um espaço e identidade próprios vamos, nesta comunicação, apresentar os resultados de um projecto de investigação que consistiu na análise do conteúdo dos programas de disciplinas que cabem dentro da área científica da TE e que integram os planos de estudos dos cursos de formação de professores de instituições de ensino superior público em Portugal. A análise realizada incidiu ao nível dos objectivos, dos conteúdos, das metodologias bem como dos modelos de avaliação preconizados nos programas oficiais que foram alvo da análise.eng
dc.language.isoporeng
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência do Projecto Nónio Século XXIeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectTecnologia Educativaeng
dc.subjectFormação professoreseng
dc.titleOs “conteúdos” da Tecnologia Educativa nos cursos de formação de professores em Portugal : estudo analítico em instituições de ensino superior públicoeng
dc.typeconferencePapereng
dc.peerreviewedyeseng
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Texto Challenges 2005.pdfMain article68,7 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID