Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35915

TítuloPráticas educativas na educação pré-escolar: o que falam as crianças?
Autor(es)Ascensão, Eunice Teresa Pestana
Orientador(es)Zão, Maria Emília Pinto Vilarinho Rodrigues de Barros
Palavras-chaveCrianças
Cidadania
Culturas infantis
Educação pré-escolar
Pedagogias participativas
Children
Citizenship
Children’s cultures
Preschool education
Participatory pedagogy
Data2014
Resumo(s)O presente trabalho apresentado é uma pesquisa realizada com um grupo de 24 crianças, com idades compreendidas entre os quatro e cinco de idade que frequentam uma sala de jardim-de-infância do distrito de Braga. O estudo tem como referencial teórico a Pedagogia da Infância, os pontos de vista pósmodernos sobre a infância e as crianças, o movimento dos Direitos da Criança e o corpus da Sociologia da Infância que dá conta da urgência de trabalhos que privilegiem o ponto de vista das crianças. Em Portugal, em 1997, foram publicadas as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (Ministério da Educação, 1997) e em 2010 assiste-se a publicação das Metas de Aprendizagem para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 2010) com claras tomadas de posição sobre as práticas pedagógicas em contextos de Jardim-de- Infância. Este estudo pretende compreender o que pensam, o que sentem, e de que falam as crianças de Educação Pré-escolar, principalmente, sobre as práticas educativas em Educação Pré-escolar. Deste modo, recorremos predominantemente ao uso de metodologias de investigação participativas que assumem as crianças como competentes para advogarem em relação à realidade que as envolve. O estudo aponta o brincar como a atividade mais importante para a criança, na rotina da sala de Educação Pré-escolar. Neste sentido apontamos para a necessidade de ampliar o debate sobre o brincar na Educação Pré-Escolar de forma a atender o pedido e o desejo de meninos e meninas de quatro e cinco anos. Os resultados mostram que a organização do espaço e a rotina da sala de Educação Pré- Escolar são feitas e controladas por adultos, o que pode limitar a livre iniciativa das crianças. Então, é preciso encontrar caminhos nos espaços-tempos na Educação de Infância que favoreçam a construção de espaços democráticos, para que as crianças possam se expressar e que suas vozes sejam ouvidas no seu processo de aprendizagem, de modo a influenciarem a forma como os educadores de infância organizam os espaços-tempos educativos no jardim-de-infância.
This work presented is a survey of a group of 24 children, aged between four and five age who attend a garden room-schools of the district of Braga. The study's theoretical framework a child pedagogy, postmodern about childhood viewpoints and children, the movement of the Rights of the Child and the corpus of the sociology of childhood that realizes the urgency of works that emphasize the point sight of children. In Portugal, in 1997, were published the Curriculum Guidelines for Pre-school Education (Ministry of Education, 1997) and in 2010 we are witnessing the publication of Learning Goals for Pre-School Education (Ministry of Education, 2010) with clear positions on pedagogical practices in contexts of Garden-of-Childhood. This study aims to understand what they think, what they feel, and they talk about the children of pre-school education, especially about educational practices in Preschool Education. Thus, we resort to using predominantly methodologies of participatory research assumes that the children are able to advocate to the reality that surrounds them. The study points to play as the most important activity for children in the routine of the Pre-School room. In this regard we point to the need to broaden the debate on playing in Preschool Education in order to meet the request and desire of children four and five years. The results show that the organization of space and the routine of Pre-School Education room are made and controlled by adults, which may limit the free initiative of children. So, we must find ways in space-times in Early Childhood Education to encourage the building of democratic spaces, so that children can express themselves and have their voices heard in their learning process, in order to influence the way educators childhood organize educational space-times in the garden for children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35915
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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