Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/362

TítuloEscola, autonomia e formação: dinâmicas de poder e lógicas de acção numa escola secundária de Braga
Autor(es)Silva, Virgílio Rego
Orientador(es)Estêvão, Carlos V.
Data2003
Resumo(s)Esta dissertação é o resultado de uma investigação, numa perspectiva sociológica e organizacional, realizada na escola por nós denominada de Escola Secundária Galécia e focalizada na(s) problemática(s) da formação centrada na escola. Apresenta um quadro teórico que parte do debate de uma formação contínua de professores e outros educadores como modalidade de educação e formação de adultos. Procede a uma síntese analítica da evolução da formação num quadro de autonomia da escola, sobretudo no Portugal democrático, articulando-a com as questões da identidade profissional, profissionalismo docente, cidadania e criação de bem comum. Embora não rejeitando outros modelos, imagens e metáforas, perspectiva-se o estudo da formação centrada na escola numa base micropolítica de análise, onde adquirem centralidade conceitos como os de poder, liderança, regulação, consenso/dissenso/compromisso, voice/exit/loyalty, participação, democracia e “cidadania organizacional”, explicitando-se um modelo que articula os estilos de liderança e partilha de poder com o favorecimento do “desenvolvimento profissional contínuo” ao nível da escola. A nossa orientação metodológica radica nas abordagens qualitativas e interpretativas e na teoria crítica, com recurso aos procedimentos usuais que caracterizam um estudo de caso, dando relevo ao estudo da acção organizacional e às racionalidades que a justificam. Finalmente, esta investigação procede a uma espécie de cartografia das práticas de formação ocorridas na ES Galécia nos 3 anos de aplicação do regime de autonomia, administração e gestão das escolas, concluindo que a importância dada à formação nesse contexto não foi indiferente ao modo como as lideranças foram exercidas. Assim, a ES Galécia pode considerar-se como tendencialmente produtora de formação, fruto do exercício de uma liderança efectivamente dispersa, duplamente facilitadora e na vigência de uma “regulação autónoma” no que se refere à formação. Esta pesquisa também permite concluir que as práticas de formação na Escola Secundária Galécia contribuíram para a prevalência de uma emancipação restrita e de uma dominação consentida.
This dissertation is the result of a research, in a sociological and organizational perspective, accomplished at the Galécia Secondary School (a confide ntial denomination) and with the focus on school-based training problematic(s). It introduces a theoretical approach in the teachers’ and other educators’ continuous training discussion as a mode of formation and adults education. It issues an analytical synthesis of the training evolution in Portugal, in an autonomous school. Although not rejecting another models, images and methafors, we perspective the school-based training in a micropolitics base, where acquire a great importance concepts like power, leadership, consensus/dissent/commitment, “voice, exit and loyalty”, regulation, participation, democracy and “organizational citizenship”, setting out a model that articulates the leadership styles with the promotion of the “professional continuous development” at the school level. Our methodological orientation is based in qualitative and interpretative approaches and in the critical theory, with the resort to a common procedures that characterize a case study, giving the relief to the study of organizational action and to the rationalities that justify it. Finally, this research proceeds a kind of chart that includes the training pratices accured in Galécia Secondary School in the 3 years application of the autonomous, administration and management regime, concluding that the importance given to training in this context is not indifferent to the way as leaderships are exercised. Therefore, Galécia Secondary School has a tendency to be considered as a place of training production, as a result of a “dispersed leadership” exercise, double facilitative in a picture of “autonomous regulation” with reference to training. This research also allows to conclude that the training pratices on Galécia Secondary School contributed to prevalent a restricted emancipation and an allowed domination.
TipoDissertação de mestrado
URIhttps://hdl.handle.net/1822/362
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Virgilio_Rego_Silva.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID