Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36217

TítuloPreparação inicial da empresa DieselSys para o processo de implementação e certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a Norma NP EN ISO 9001 2008
Autor(es)Peixoto, Paulo Jorge Novais
Orientador(es)Barbosa, Tânia Micaela de Brito e Meneses Montenegro
Palavras-chaveCertificação
Qualidade
Gestão da qualidade
Sistema de gestão da qualidade
Gestão da qualidade total
TQM
ISO 9001
Certification
Quality
Quality management
Quality management systems
Total quality management
Data2015
Resumo(s)No mercado cada vez mais globalizado, a elevada competitividade entre as empresas tem-nas conduzido à revisão das suas formas de organização interna e estratégias de mercado, uma vez que com o aumento da concorrência não há lugar para comercializar produtos e serviços sem qualidade (Quirós e Justino, 2013). Dessa forma, as empresas têm necessidade de melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços, dos seus padrões de desempenho e da sua capacidade de resposta às exigências do mercado, a fim de garantirem a sua sobrevivência (Ahmad e Elhuni, 2014). Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo a preparação inicial, de uma empresa do ramo automóvel (a DieselSys), para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e para o processo de certificação do SGQ, de acordo com a Norma NP EN ISO 9001 20081. Foi efetuada uma revisão da literatura sobre a Gestão da Qualidade, abordando o conceito de certificação, de qualidade, os SGQ, o Total Quality Management (TQM), a ISO 9001, e a qualidade no setor automóvel. Empiricamente, através da metodologia de estudo de caso, foi efetuado o levantamento das práticas e procedimentos internos da DieselSys, a posterior comparação dessas práticas com os requisitos da Norma ISO 9001, e a identificação, análise e correção das situações de não conformidade, no sentido de preparar a empresa para a implementação e certificação do SGQ. Para tal, e com base na ISO 9001, foram construídos questionários padronizados, que foram respondidos pelo administrador da empresa, pela gestora de qualidade e pelo responsável pelos departamentos operacional e comercial da empresa. Este procedimento permitiu conhecer as não conformidades da entidade face aos parâmetros estabelecidos na ISO 9001. Por forma a complementar a informação obtida através dos resultados dos questionários e a resolver as não conformidades, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas aos elementos responsáveis da empresa descritos anteriormente. Do processo resultou a elaboração do Manual de Gestão da Qualidade, do Manual de Processos e Procedimentos, de outros documentos de apoio e de recomendações que servirão de suporte ao processo de implementação e certificação do SGQ da DieselSys.
In the highly globalized markets there is no place to low quality products and services. The increasingly competition between companies produced the revision of the companies internal processes and market strategies (Quirós e Justino, 2013). To ensure their survival, companies need to improve the quality of their products and services, their standard performance and their ability to respond to the markets requirements (Ahmad & Elhuni, 2014). This work aims at the initial the preparation of an automobile company (DieselSys) for the process of the Quality Management System implementation and certification, according to ISO 9001. It was made a literature review on the certification and quality concepts, the quality management system, the Total Quality Management (TQM), the ISO 9001, and the quality in the automobile sector. Empirically, it was made a case study, with a survey of the DieselSys internal practices and procedures, in order to prepare the implementation and certification process of the Quality Management System. To that purpose, based on the ISO 9001, standardized questionnaires were constructed and were answered by the company’s administrator, the quality manager, and the main responsible for the operational and commercial department. This allowed to know the noncompliance parameters of the firm. To complement the information gathered with the questionnaires, semi-structured interviews were also conducted with the company’s administrator, the quality manager, and the main responsible for the operational and commercial department. This process resulted in the development of a Quality Management Manual, a Processes and Procedures Manual, other support documents and a number of recommendations that will sustain the Quality Management System implementation and certification in DieselSys.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Estudos de Gestão
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36217
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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