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https://hdl.handle.net/1822/36217
Título: | Preparação inicial da empresa DieselSys para o processo de implementação e certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a Norma NP EN ISO 9001 2008 |
Autor(es): | Peixoto, Paulo Jorge Novais |
Orientador(es): | Barbosa, Tânia Micaela de Brito e Meneses Montenegro |
Palavras-chave: | Certificação Qualidade Gestão da qualidade Sistema de gestão da qualidade Gestão da qualidade total TQM ISO 9001 Certification Quality Quality management Quality management systems Total quality management |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | No mercado cada vez mais globalizado, a elevada competitividade entre as empresas
tem-nas conduzido à revisão das suas formas de organização interna e estratégias de
mercado, uma vez que com o aumento da concorrência não há lugar para comercializar
produtos e serviços sem qualidade (Quirós e Justino, 2013). Dessa forma, as empresas
têm necessidade de melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços, dos seus padrões
de desempenho e da sua capacidade de resposta às exigências do mercado, a fim de
garantirem a sua sobrevivência (Ahmad e Elhuni, 2014).
Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo a preparação inicial, de uma
empresa do ramo automóvel (a DieselSys), para a implementação de um Sistema de
Gestão da Qualidade (SGQ) e para o processo de certificação do SGQ, de acordo com a
Norma NP EN ISO 9001 20081.
Foi efetuada uma revisão da literatura sobre a Gestão da Qualidade, abordando o
conceito de certificação, de qualidade, os SGQ, o Total Quality Management (TQM), a
ISO 9001, e a qualidade no setor automóvel.
Empiricamente, através da metodologia de estudo de caso, foi efetuado o
levantamento das práticas e procedimentos internos da DieselSys, a posterior
comparação dessas práticas com os requisitos da Norma ISO 9001, e a identificação,
análise e correção das situações de não conformidade, no sentido de preparar a empresa
para a implementação e certificação do SGQ. Para tal, e com base na ISO 9001, foram
construídos questionários padronizados, que foram respondidos pelo administrador da
empresa, pela gestora de qualidade e pelo responsável pelos departamentos operacional
e comercial da empresa. Este procedimento permitiu conhecer as não conformidades da
entidade face aos parâmetros estabelecidos na ISO 9001. Por forma a complementar a
informação obtida através dos resultados dos questionários e a resolver as não
conformidades, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas aos elementos
responsáveis da empresa descritos anteriormente. Do processo resultou a elaboração do
Manual de Gestão da Qualidade, do Manual de Processos e Procedimentos, de outros
documentos de apoio e de recomendações que servirão de suporte ao processo de
implementação e certificação do SGQ da DieselSys. In the highly globalized markets there is no place to low quality products and services. The increasingly competition between companies produced the revision of the companies internal processes and market strategies (Quirós e Justino, 2013). To ensure their survival, companies need to improve the quality of their products and services, their standard performance and their ability to respond to the markets requirements (Ahmad & Elhuni, 2014). This work aims at the initial the preparation of an automobile company (DieselSys) for the process of the Quality Management System implementation and certification, according to ISO 9001. It was made a literature review on the certification and quality concepts, the quality management system, the Total Quality Management (TQM), the ISO 9001, and the quality in the automobile sector. Empirically, it was made a case study, with a survey of the DieselSys internal practices and procedures, in order to prepare the implementation and certification process of the Quality Management System. To that purpose, based on the ISO 9001, standardized questionnaires were constructed and were answered by the company’s administrator, the quality manager, and the main responsible for the operational and commercial department. This allowed to know the noncompliance parameters of the firm. To complement the information gathered with the questionnaires, semi-structured interviews were also conducted with the company’s administrator, the quality manager, and the main responsible for the operational and commercial department. This process resulted in the development of a Quality Management Manual, a Processes and Procedures Manual, other support documents and a number of recommendations that will sustain the Quality Management System implementation and certification in DieselSys. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Projeto de mestrado em Estudos de Gestão |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/36217 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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