Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36458

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeiga, Linda Gonçalves-
dc.contributor.authorMartins, João Luís Oliveirapor
dc.date.accessioned2015-07-28T09:42:12Z-
dc.date.available2015-07-28T09:42:12Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36458-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Economiapor
dc.description.abstractEste trabalho utiliza inquéritos implementados aos alunos da Universidade do Minho para estudar a literacia económica a opinião sobre o papel das instituições e decisões de política económica e o conhecimento da realidade económica do país, dando especial atenção ao impacto que a frequência de cursos de Economia tem nos três aspetos referidos. A formação em Economia parece ter um impacto positivo na literacia económica. Outros aspetos que estão associados de forma significativa e positiva à mesma são o ano do curso, ser do sexo masculino, o rendimento do agregado familiar, o facto de o indivíduo se conseguir posicionar politicamente e de revelar esse mesmo posicionamento e o conhecimento da realidade económica do país. A opinião sobre o papel das instituições de política económica é afetada pela idade, pela literacia económica, pela nota de acesso ao ensino superior e pelo sexo de um indivíduo. Indivíduos que conhecem o valor das despesas com juros da dívida pública têm uma maior probabilidade de serem favoráveis à renegociação da mesma e indivíduos que conhecem o valor da despesa pública têm maior probabilidade de serem adeptos da diminuição das despesas sociais do Estado. Para valores da literacia económica superiores aos que são apresentados pelo percentil 25 da amostra, esta está associada a um maior conhecimento da realidade económica do país. A idade é também uma variável que está positiva e significativamente associada ao conhecimento da realidade económica do país.por
dc.description.abstractThis work is based on data collected through surveys that were implemented to students of University of Minho. It is focused on economic literacy, on the opinion about the role of political economic institutions and decisions of economic policy and on the knowledge of the economic performance of the country. It is given special attention to the impact that the enrolment in Economy courses has on the three aspects above. Individuals that study economics have a higher economic literacy. Other aspects that are significantly associated to economic literacy in a positive way are the year of study in which a given student is, being male, income of the family, whether the student is capable of self-report his political position and the fact of reporting it and the knowledge of the economic performance of the country. The opinion about the role of political economic institutions appears to be affected by age, economic literacy, grade of access to college and gender. Individuals that know the value of public debt interest expenses are more likely to support public debt renegotiation and individuals that know the value of public expenditure are more likely to support the diminishing of the social expenditures of the state. For values of economic literacy that are bigger than the percentile 25 of this sample, economic literacy is associated with a better knowledge of the economic performance of the country. Age is also a variable that is positively and significantly associated to the knowledge of the economic performance of the country.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteracia económicapor
dc.subjectDesempenho económicopor
dc.subjectPolítica económicapor
dc.subjectOpiniãopor
dc.subjectInquéritopor
dc.subjectFormação em economiapor
dc.subjectEconomic literacypor
dc.subjectEconomic performancepor
dc.subjectEconomic policypor
dc.subjectOpinionpor
dc.subjectSurveypor
dc.subjectEconomy classespor
dc.titleLiteracia económica, perceções do desempenho económico e do papel do governo e frequência de cursos de economiapor
dc.title.alternativeEconomic literacy, perceptions of economic performance, the role of government and the enrolment on economic coursespor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc330.101-
dc.identifier.tid201069261por
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
João Luís Oliveira Martins.pdf2,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID