Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36497

TítuloPolíticas de educação permanente: qualificacionismo adaptativo ou educação de adultos?
Autor(es)Lima, Licínio C.
Palavras-chaveEducação permanente
Políticas de educação de adultos
Reconhecimento e certificação de competências
Qualificações
Data2014
EditoraInstituto Politécnico do Porto. Centro de Investigação e Inovação em Educação
RevistaSensos
CitaçãoLima, Licínio C. (2014). Políticas de educação permanente: qualificacionismo adaptativo ou educação de adultos? Sensos, vol. IV, n.º 1, pp. 105-121
Resumo(s)O artigo discute o conceito de “educação permanente” e suas ambiguidades, com referência especial à educação de adultos em Portugal enquanto parte de um sistema global de educação ao longo da vida. Contradições políticas e medidas governamentais descontínuas, ao longo das últimas quatro décadas em Portugal, são examinadas, até ao lançamento da Iniciativa Novas Oportunidades, que visava o reconhecimento e certificação das aprendizagens dos adultos. Algumas conclusões, apoiadas em dados empíricos recolhidos numa associação local do norte de Portugal, destacam a importância da educação de base de acordo com os adultos, os educadores e empregadores, mas não os propósitos de empregabilidade politicamente esperados.
TipoArtigo
Descrição"Tema: Animação comunitária e educação de adultos"
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36497
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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