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https://hdl.handle.net/1822/36497
Título: | Políticas de educação permanente: qualificacionismo adaptativo ou educação de adultos? |
Autor(es): | Lima, Licínio C. |
Palavras-chave: | Educação permanente Políticas de educação de adultos Reconhecimento e certificação de competências Qualificações |
Data: | 2014 |
Editora: | Instituto Politécnico do Porto. Centro de Investigação e Inovação em Educação |
Revista: | Sensos |
Citação: | Lima, Licínio C. (2014). Políticas de educação permanente: qualificacionismo adaptativo ou educação de adultos? Sensos, vol. IV, n.º 1, pp. 105-121 |
Resumo(s): | O artigo discute o conceito de “educação permanente” e suas ambiguidades, com referência especial à educação de adultos em Portugal enquanto parte de um sistema global de educação ao longo da vida. Contradições políticas e medidas governamentais descontínuas, ao longo das últimas quatro décadas em Portugal, são examinadas, até ao lançamento da Iniciativa Novas Oportunidades, que visava o reconhecimento e certificação das aprendizagens dos adultos. Algumas conclusões, apoiadas em dados empíricos recolhidos numa associação local do norte de Portugal, destacam a importância da educação de base de acordo com os adultos, os educadores e empregadores, mas não os propósitos de empregabilidade politicamente esperados. |
Tipo: | Artigo |
Descrição: | "Tema: Animação comunitária e educação de adultos" |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/36497 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
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SENSOS 7_ANIMAÇÃO COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO DE ADULTOS.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |