Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3670

TítuloEstudos de biodegradabilidade de corantes azo de aplicação têxtil por Phanerochaete chrysosporium
Autor(es)Martins, M. Adosinda M.
Ferreira, Isabel C. F. R.
Santos, Isabel M.
Queiroz, Maria João R. P.
Lima, Nelson
Palavras-chaveCorantes azo
Estrutura química/extensão da biodegradação
Bioacessibilidade
P. chrysosporium
Ttratamento de efluentes
Data1999
CitaçãoCONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE A QUALIDADE DO AMBIENTE, 6, Lisboa, 1999 - "Actas da 6.ª Conferência Nacional sobre a Qualidade do Ambiente". Lisboa : Universidade Nova de Lisboa, 1999. vol. 3, p. 211-220.
Resumo(s)Sintetizaram-se corantes azo de aplicação têxtil, usando como componentes diazo ácidos aminobenzóicos e aminossulfónicos e como componentes de acoplamento 2- metoxifenol e 2,6-dimetoxifenol. A utilização destas componentes de acoplamento teve como objectivo aumentar a bioacessibilidade dos corantes ao fungo lenhinolítico da podridão branca Phanerochaete chrysosporium, já que estes grupos estão presentes na estrutura da lenhina e têm sido referidos como pontos de acesso para o sistema enzimático lenhinolítico do fungo. As experiências de biodegradação realizaram-se em meio líquido, com sacarose e em condições limitantes de azoto, com agitação e temperatura controladas. A biodegradação dos corantes foi acompanhada por espectrofotometria UV-Visível, quantificando a diminuição da intensidade da banda de absorção máxima (λmax) do corante. Em estudos preliminares estabeleceram-se condições experimentais optimizadas relativamente ao meio de préadaptação e à concentração de sacarose utilizada. Estabeleceram-se algumas correlações entre a estrutura química dos corantes e a sua biodegradação.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3670
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings
DCILM - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CNQA-C15-23[1].PDF172,97 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID