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dc.contributor.authorRibeiro, Fábio Fonsecapor
dc.date.accessioned2015-09-01T15:18:37Z-
dc.date.available2015-09-01T15:18:37Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.identifier.issn1645-2089por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36737-
dc.description.abstractNo seio dos estudos sobre literacia mediática, o conceito de ‘participação’ assume uma relevância cada vez mais notada. Para tal concorrem não só as recomendações da Comissão Europeia de 2009 (perspectivando este termo no âmbito de uma democracia «activa dos cidadãos e do incremento do diálogo intercultural»), mas também de diversos trabalhos como o Study for Assessment for Media Criteria Levels (Outubro de 2009) da EAVI (European Association for Viewers’ Interests) que define a participação dos cidadãos nos media como uma competência social, uma capacidade comunicativa, no topo da pirâmide dos Critérios de Aferição da Literacia Mediática. Partindo do reconhecimento da participação como uma das dimensões fundamentais da cidadania (Sherry Arnstein, 1969) e intimamente relacionada com a alfabetização mediática (Peréz-Tornero, 2004), a presente comunicação procura dar a conhecer uma investigação sobre as representações mentais e sociais de um grupo de participantes do programa de opinião pública ‘Banda Ampla’, da televisão pública catalã TV3. Com o objectivo de identificar as motivações inerentes à participação no programa, pretendeu-se investigar igualmente sobre os níveis de adesão dos participantes face às possibilidades tecnológicas interactivas proporcionadas pelo programa. Numa amostra de meia centena de indivíduos, contextualizaremos as condições de produção deste formato participativo, através de uma análise etnográfica, baseada na técnica de observação não-participante, partilhando alguns dados que provêm da aplicação de um inquérito por questionário que procurou, sumariamente, avaliar as percepções dos participantes antes da entrada no estúdio, na emissão do dia 13 de Janeiro de 2011.por
dc.description.abstractIn the grasp of the media literacy studies, the concept of ‘participation’ has been able to gather a more significant attention and focus. In this regard, we could underline the 2009 European Union’s recommendations where it is possible to observe how participation is defined by this political organism in a framework of an active democracy alongside the intention to contribute into a healthier intercultural dialogue. In the same year, the EAVI (European Association for Viewers’ Interests) has published also the Study for Assessment for Media Criteria Levels, as part of a research which understood participation as a social competence, a communicative skill in the top of the Media Literacy Criteria Levels’ pyramid. Acknowledging the importance of participation in a active citizenship, as it was put forward by Sherry Arnstein (1969) and profoundly related to the digital media literacy requirements (Peréz-Tornero, 2004), this research paper aims to draw the attention under the social representations of one group of participants in the audience discussion programme Banda Ampla, from the Catalan public television TV3, in Spain. Having in mind the motivations that have been able to conduct this group of citizens to participate live in the set, we have also been interested in evaluating the levels of adhesion in the participants to the technology possibilities to interact with media. In a fifty people sample, we will describe the production settings, through an ethnographic approach, based on a non-participation observation technique. In this inquiry we have also some data which allows us to think and question how media productions are actually opening the gates to let people participate in their productions, such as in this programme broadcasted on 13th January 2011.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Beira Interior. Labcom.IFPpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectMediapor
dc.subjectLiteracia mediáticapor
dc.subjectOpinião públicapor
dc.subjectParticipationpor
dc.subjectMedia literacypor
dc.subjectPublic opinionpor
dc.titleO lugar da participação dos cidadãos nos media: o caso do programa ‘Banda Ampla’ da TV3 da Catalunhapor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.ec.ubi.pt/ec/12/pdf/EC12-2012Dez-3.pdfpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage47por
oaire.citationEndPage68por
oaire.citationIssue12por
oaire.citationTitleEstudos em Comunicaçãopor
dc.identifier.eissn2183-3575-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.journalEstudos em Comunicaçãopor
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