Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37734

TítuloAnálise do meio circunjacente e relação com o transporte ativo para a escola: um estudo em adolescentes do 11º e 12º ano de escolaridade numa escola secundária
Outro(s) título(s)Analysis of the environment and its relation to active transport to school: a study of adolescents in 11th and 12th grade in a middle school Guimarães : practicum report
Autor(es)Leite, José Rafael Paredes Ferreira
Orientador(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveEducação física
Estágio profissional
Meio circunjacente
Transporte ativo
Physical education
Professional training
Half surrounding
Active transportation
Data2014
Resumo(s)O relatório de estágio tem como principal objetivo a análise da minha prática reflexiva, enquanto professor estagiário de Educação Física, em relação ao percurso durante este ano letivo. Desta forma, comecei por realizar um enquadramento pessoal e institucional da prática pedagógica, como forma de contextualizar a prática de ensino supervisionada. De seguida, descrevo como organizei todo o processo de ensino/aprendizagem, estando descrito em diferentes pontos, iniciando-se pela conceção, de seguida pelo planeamento, depois pela realização e findando pela avaliação do ensino. Nesta área, foram descritas as diferentes estratégias de intervenção, que teve como prioridade, o compromisso para com as aprendizagens dos discentes, conduzindo ao sucesso e eficácia pedagógica. Segue-se, a área referente à participação na escola e relação com a comunidade escolar, tendo sido, descritas todas as atividades desenvolvidas pelo núcleo de estágio. Quanto, á área de desenvolvimento profissional e investigativo em Educação Física, pretendi verificar a relação entre o meio circunjacente e a utilização do transporte ativo para a escola numa amostra de 151 discentes, sendo 84 (55,6%) do género feminino e 67 (44,4%) do género masculino do 11º e 12º anos de escolaridade de uma Escola Secundária de Guimarães. Tendo aplicado um questionário desenvolvido por Pereira et al. (2013). Os resultados apuraram, que rapazes e raparigas têm diferentes tipos de análise do envolvimento e verificou-se uma maior tendência para a existência de maiores diferenças pela variável do tipo de transporte do que propriamente pelo sexo dos discentes.
The main goal of this report, is the analysis of my reflexive practic as a trainer teacher of fisical education, during this school year. I start by doing a personal and institutional framework, as a way of fit the supervised teaching practice. Next, I described how I organized the whole process of teaching/learning being described in different points, first the design, then the planning and realization and last the evaluation of teaching. In this área were described different strategies of intervention, with focus on the commitment to the learning of students, leading to success and educational efficiency. Next, comes the participation in school and school community, and has been described all the activities realized by the training group. Related to the professional development and research in fisical education I pretend to verify the relation between enviroment and the active transportation to the school, in a sample with 151 students 84 (55,6%) females and 67 (44,4%) males, from the 11º and 12º grade of a highschool in Guimarães. Was aplied a questionnaire developed by Pereira et al. (2013). The results showned that males and females had diferent kind of analisys of the involvement, and a bigger tendency for the existence of larger diferences by the transportations than the gender.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37734
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
José Rafael Paredes Ferreira Leite.pdf4,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID