Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37946
Título: | O E-Portefólio como instrumento de avaliação ao serviço da autonomia dos alunos |
Outro(s) título(s): | The E-portfolio as an assessment instrument in service of the student’s autonomy |
Autor(es): | Pereira, Filipa Araújo Gonçalves |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo Núñez Sabarís, Xaquín |
Palavras-chave: | E-Portefólio Avaliação Ensino do inglês Ensino do espanhol Assessment English didatics Spanish didatics |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio intitulado O E-Portefólio como instrumento de
avaliação ao serviço da autonomia dos alunos foi realizado no âmbito do Mestrado em
Ensino de Inglês e Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário que
decorreu no ano letivo de 2010/2011 na Didáxis – Escola Cooperativa de Vale S.
Cosme – Vila Nova de Famalicão, numa turma do 10º ano. Neste se defende que a
utilização do E-Portefólio como instrumento de avaliação, ou somente como um
instrumento formativo na sala de aula, constitui uma vantagem para a aprendizagem dos
alunos.
Com esta intervenção pretendi consciencializar os alunos sobre as funções do
Portefólio e do E-Portefólio na sua aprendizagem; desenvolver um modelo de EPortefólio
na aula de LE, nomeadamente utilizando o PEL; desenvolver atividades e
estratégias de ensino-aprendizagem da leitura (intensiva e extensiva) promotoras da
autonomia do aluno e finalmente avaliar os resultados da intervenção realizada.
As estratégias utilizadas foram a observação de aulas e recolha de informação
através da leitura de documentos relevantes sobre a escola, a turma e a temática e a
utilização de uma tipologia de atividades, centrada no e-portefólio, que promovesse a
reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem dos alunos, através de uma
avaliação do seu desempenho e um levantamento das suas principais dificuldades na
execução das tarefas propostas.
Os resultados obtidos foram satisfatórios, na medida em que os alunos ficaram a
conhecer e a saber utilizar um novo instrumento de avaliação e consciencializaram-se de
que o uso do mesmo é benéfico para compreenderem as suas dificuldades, como
contorná-las e estabelecer a si próprios objetivos. The present report intitled “The E-Portefólio as an assessment instrument in service of the student’s autonomy” was developed in the context of the Masters degree in teaching for the subjects of English and Spanish “Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário” which ocurred during the academic year of 2010/2011 in the school Didáxis – Escola Cooperativa de Vale S. Cosme, located in Vila Nova de Famalicão, in a class of 10º grade. In this report one defends the use of the e-portfolio as a valid assessment tool, as well as a formative tool in the classroom, which entails an asset in student’s learning. With this intervention I intended to make the students aware of the functions of the portfolio and the e-portfolio in their learning process; develop my own model of an e-portfolio in the language class, using as reference the European Language Portfolio; develop activities and strategies for Reading, that promote students autonomy and lastly to evaluate the results of the intervention. The strategies used were class observation, the gathering of information based on readings concerning the school, class and the theme, the use of activities centered in the e-portfolio that promoted the students self-awareness about their learning process, through the evaluation of their performance and a lineup of their main difficulties in the execution of the assigned tasks. The outcome was satisfying because the students ultimately learnt to manage a new assessment instrument and improved their self-awareness concerning their difficulties and future objectives within the English and Spanish language. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37946 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Filipa Araujo Goncalves Pereira.pdf Acesso restrito! | 5,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |