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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCerqueira, Carla Preciosa Bragapor
dc.contributor.authorMagalhães, Sarapor
dc.contributor.authorCabecinhas, Rosapor
dc.contributor.authorNogueira, Conceiçãopor
dc.date.accessioned2015-11-05T13:41:55Z-
dc.date.available2015-11-05T13:41:55Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37999-
dc.descriptionISBN 978-989-97244-1-9por
dc.description.abstractNo campo mediático existe uma tendência para difundir representações enviesadas de homens e mulheres, quer como indivíduos (com todas as suas subjectividades inerentes), quer enquanto colectivo. Neste sentido, o projecto O género em foco: representações sociais nas revistas portuguesas de informação generalista surge da constatação de uma lacuna na investigação relativamente à análise e compreensão das representações de género que permeiam os conteúdos e linhas editoriais dos órgãos jornalísticos em Portugal. A persistência de representações genderizadas ao nível da produção de conteúdos mediáticos que, embora não totalmente desvinculadas do ‘real’, tendem a ser apropriadas de forma selectiva, (re)produzem uma visão hegemónica e androcêntrica, a qual coloca em causa uma cidadania inclusiva, activa e, portanto, plena. Na medida em que estas representações veiculadas se distanciam da legislação internacional e portuguesa na matéria, desenvolvemos este projecto incidindo fundamentalmente em dois eixos de análise – 1) produtos e produtoras/es mediáticos; 2) receptoras/es dos media (foco nas/os jovens) – entendidos não como dimensões estáticas mas em estreita conexão, ainda que possam sugerir leituras independentes. Para tal, seleccionámos as duas revistas deste segmento mais lidas actualmente em Portugal - Visão e Sábado. Entendemos que o cruzamento destas dimensões é fundamental para percebermos o que se produz, de que forma é que os discursos são construídos e como é que são percebidos pelas cidadãs e pelos cidadãos numa sociedade que se caracteriza pela busca constante de informação. Assumimos neste projecto uma forte vertente de investigação-acção, a qual será, em última instância, materializada num guia de boas práticas jornalísticas que contemplará uma perspectiva de género. Este visa fomentar uma maior e melhor interacção entre os diversos membros da sociedade da informação, contribuindo decisivamente para a literacia mediática, tendo esta como objectivo a consecução de uma cidadania mais abrangente e plural que seja garante da democracia.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectMediapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.titleAs representações de género nas revistas portuguesas de informação generalista: em busca de uma cidadania inclusivapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/lmc/article/viewFile/465/436por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate25 - 26 Mar. 2011por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage209por
oaire.citationEndPage219por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleCongresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania"por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.conferencePublicationCongresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania"por
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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