Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38039
Título: | O papel da gramática na coesão e na coerência textuais |
Outro(s) título(s): | The relevance of grammar in textual cohesion and coherence |
Autor(es): | Pereira, Manuel António Fernandes Lopes |
Orientador(es): | Silva, António Carvalho da Martin, Vanessa Hidalgo |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Profissional e
pretende analisar as principais atividades que contribuíram para a realização do Projeto de
Intervenção. As práticas pedagógicas tiveram lugar na Escola Secundária Alberto Sampaio, nas
áreas de Português e de Espanhol.
Com base nos dados do contexto, nos documentos reguladores e nos Programas das
disciplinas foi justificada a pertinência do projeto. Assim, a ponderação dos princípios
orientadores, científicos e pedagógicos, assentaram num questionário de avaliação preliminar,
na observação direta do contexto das salas de aula e na análise de produções textuais. Com
efeito, foram as conclusões deduzidas destes instrumentos que apontaram o saber gramatical
como um objeto fundamental da intervenção.
Na disciplina de Espanhol, o objetivo primordial da intervenção pedagógica centrou-se no
desenvolvimento da coesão textual através de processos que melhorassem as concordâncias
entre sintagmas e entre palavras. Para este fim, a inclusão de novo léxico tendo presente as
variáveis de género e número e a atenção redobrada à flexão verbal foram os mecanismos
encontrados. Já a coerência textual foi trabalhada pela inserção dos conetores recomendados
para os níveis A1-A2 pelos documentos reguladores.
Em relação ao Português, a intervenção concentrou-se no desenvolvimento da coesão e
coerência textuais através de mecanismos semelhantes aos utilizados em Espanhol. Todavia, os
alunos apresentaram uma maior maturidade linguística, por isso foi-se mais além e
promoveram-se os momentos de planificação, redação e revisão textual como ferramentas ao
serviço da gramática. O cerne da intervenção em ambos os contextos passa pela comparação de
dois textos. O primeiro texto foi escrito na fase de pré-intervenção e o último produzido numa
fase final. Esta análise permite perceber a evolução dos alunos e o efeito das estratégias
aplicadas durante a intervenção.
Em suma, este estudo teve um impacto positivo nos trabalhos elaborados pelos
discentes ao longo do ano letivo. As conclusões indicam um melhor desempenho nos
parâmetros de coesão e coerência textuais conseguidos através da sensibilização de todos os
intervenientes para a utilidade do ensino da gramática. The present report was prepared as part of the Professional Course Training of the Masters in Portuguese and Spanish Teaching. It aims to analyze the main activities and strategies that contributed to the achievement of this project. All the teaching activities were carried out at Escola Secundária de Alberto Sampaio in both Portuguese and Spanish classes. The relevance of this project was presented based on data information, regulatory documents and the scholar program of each subject. Thereby, the weighting of the guiding, scientific and pedagogical principles were developed through a preliminary assessment questionnaire, direct observation in the context of the classroom and the analysis of textual productions. Thereafter, the direct conclusions of this preliminary assessment study resulted in the choice of grammar as the focus for this project. In the Spanish subject, the development of textual cohesion through processes that improve the concordance between phrases and words was designed as the main goal for this educational project. For that purpose, the inclusion of the new vocabulary with the determinant corresponding to the gender and number and the verbal tenses mechanisms were carefully analyzed. Moreover, the textual coherence was evaluated by the insertion of tenses connectors assigned to the A1-A2 levels by regulatory documents. Regarding to the Portuguese subject, the research project was focused on the development of textual cohesion and coherence through the same tools previously mentioned on the Spanish context. However, the students revealed a greater linguistic maturity, further promoting planning and writing studies as well as textual revisions as a tool for the grammar application. Finally, two different texts produced by the students were used as the core for this intervention. The first one was written in the early stage of the intervention and the last one was produced during the final stage. This analysis provided us the possibility to understand the student’s improvements in those subjects as well as the effect of the applied strategies during this research project. In conclusion, this study had a noticeably positive impact on the work produced by the students throughout the academic year. These findings showed a better performance in the cohesion and textual coherence subjects achieved by the awareness of all stakeholders for the importance of the proper use of grammar. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38039 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio Manuel Pereira PG 23652.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |