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TítuloMarketing e estratégia, estudo de caso do departamento de ferramentas elétricas da multinacional alemã Robert Bosch España S.L.U
Autor(es)Teixeira, José Miguel da Cunha Valente
Orientador(es)Schwedler, Moritz Von
Palavras-chaveMarketing internacional
Sistemas de informação
Ferramentas elétricas
E-commerce
International marketing
Information systems
Power tools
Data2015
Resumo(s)O relatório de estágio teve como âmbito a realização de um estágio curricular no departamento de ferramentas elétricas da Robert Bosch España, desenvolvido com o objetivo de participar no plano de marketing, estratégia da empresa e conhecer os seus sistemas de informação. O departamento é subdividido em dois canais de vendas: um especializado em grandes superfícies e o outro dedicado a outros profissionais, como lojas de ferramentas. Através da observação técnica das ferramentas e sempre focalizado no marketing do departamento, desempenhei tarefas relacionadas com os meus objetivos e, principalmente, participei na elaboração de análises comerciais na empresa, mas também na elaboração do plano de marketing. O desenvolvimento da internet e das redes sociais trouxe às empresas uma nova forma de comunicar e de vender o seu produto, sendo uma plataforma mais eficiente que tem crescido de forma exponencial, apresentando-se hoje como um meio muito importante para as mesmas. Esta massificação fez com que o comércio tradicional fosse posto de parte, colocando, assim, o equilíbrio social e económico em causa. Este paradoxo refletido nas empresas pode ser observado nas sociedades em geral. Fica em aberto a possibilidade de regular e estudar o e-commerce para uma sociedade económica e socialmente mais equilibrada e estudar, assim, os impactos do marketing nacional vs. marketing internacional.
This internship report was written as part of the academic traineeship at the Department of Electric Tools of Robert Bosch España, and developed with the aim of taking part in executing the marketing plan as part of the company's strategy and getting to know its information systems. The department is divided into two sales channels: one specializing in large services and the other dedicated to other professionals such as hardware stores. Through technical observation of the tools and always focusing on the department's marketing, I fulfilled tasks related to my goals and mainly participated in the preparation of business analysis of the company but also in the preparation of the marketing plan. The development of the Internet and of social networks brought businesses a new way to communicate and sell their products, and that became a more efficient platform that has grown exponentially, presenting itself today as a very important means for them. This massification has made the traditional trade to be set aside, putting thus the social and economic balance at risk. This paradox reflected on companies can be seen in societies in general. There is the possibility to regulate and study e-commerce for a more balanced society in terms of economy and society, and this study the impact of the national marketing vs. international marketing.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38068
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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