Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38094

TítuloO papel dos pais na motivação para o estudo - aprendizagem do violino
Outro(s) título(s)The role of parents in motivating the study - learning violin
Autor(es)Fontão, Vânia Sofia Oliveira
Orientador(es)Correia, Teresa Filipa Barbosa
Pipa, Luís
Palavras-chaveEnvolvimento parental
Motivação
Prática instrumental
Parental involvement
Motivation
Instrumental practice
Data2014
Resumo(s)O presente relatório de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular de estágio profissional do 2º ano do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ensino de Música, tem como principal desígnio averiguar em traços gerais, qual o papel dos pais na motivação da aprendizagem/estudo do violino, tendo ao mesmo tempo como objetivo a sensibilização para o acompanhamento parental como elemento potenciador da motivação para o estudo e consequente êxito na performance. Este relatório surgiu da necessidade de envolver os pais enquanto parceiros no processo da aprendizagem dos seus filhos, valorizando o desenvolvimento do seu papel ativo no contexto do ensino vocacional da música. No plano de intervenção promoveu-se na prática individual e conjunta o envolvimento parental como fator de motivação para os alunos; fomentou-se junto dos alunos a autocrítica para que haja um melhor aproveitamento e êxito na performance e avaliou-se o impacto deste processo no ensino/aprendizagem do violino. Destacou-se a motivação, tendo sido realizada uma revisão de literatura para averiguar, em traços gerais, os fatores de motivação. Para tal, foram explanadas as diversas teorias, relacionando-as com a aprendizagem de um instrumento musical e com o papel dos pais no processo de ensino/aprendizagem de uma criança.
This internship report, conducted within the course of professional practice from the 2nd year leading to the degree of Master in Music Education study program, has as main purpose of ascertaining in general terms, the role of parents in motivating learning/study of the violin, while taking aim at raising awareness of parental monitoring as enhancer element of motivation for the study and consequent success in performance. This report arose from the need to involve parents as partners in the learning process of their children, valuing the development of its active role in the context of vocational teaching music. In the intervention plan was promoted the joint practice of individual and parental involvement as a motivating factor for students; foster self-criticism among students so there is a positive impact on performance which, in turn, leads to success; a final aspect would be the evaluation of the impact of this process in teaching/learning the violin. Motivation is pointed out as being a crucial factor and therefore a literature review was undertaken to determine, in general terms, the factors that drive it. To this end, various theories were explained and the establishment of a connection between learning a musical instrument and the role of parents in the teaching/learning process of a child was pursued.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38094
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vânia Sofia Oliveira Fontão.pdf
Acesso restrito!
3,48 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID