Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38126

TítuloA planificação e o desenvolvimento da expressão escrita nas aulas de Português e de Espanhol
Outro(s) título(s)Planning and developing written expression in Portuguese and Spanish classes
Autor(es)Antunes, Sónia da Conceição Vieira
Orientador(es)Silva, António Carvalho da
Martin, Vanessa Hidalgo
Data2014
Resumo(s)O presente relatório, inscrito no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, tem a finalidade de documentar o trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, num projeto de investigação-ação numa turma do décimo primeiro ano de escolaridade, nas disciplinas de Português e de Espanhol. Ao longo do ano letivo, a ação pedagógica levada a cabo no âmbito deste estudo teve como principal objetivo consciencializar os alunos da importância da planificação e do desenvolvimento da expressão escrita nas aulas de Português e de Espanhol, tendo em conta que o saber escrever é uma competência considerada básica e exigida a todo o cidadão pelas sociedades contemporâneas, por isso deve ser trabalhada o mais possível em contexto sala de aula, de forma a preparar bem os alunos, sobretudo na fase de avaliações dos exames nacionais, dado que é através da escrita que se se avalia todo o saber que a escola transmite. Em termos de intervenção, procedeu-se, num primeiro momento, à observação das competências de escrita e verificou-se que os alunos não demonstravam grande interesse pelas atividades de expressão escrita. Posteriormente, e com base nos documentos orientadores do processo de ensino aprendizagem e em literatura especializada, definiu-se um conjunto de estratégias de intervenção para os ajudar a progredir no sentido de se tornarem escreventes mais profícuos. Por último, foi avaliado o impacto e a eficácia desta investigação-ação, onde se constatou que os materiais utilizados e as atividades realizadas com os alunos surtiram um efeito positivo no desenvolvimento das suas capacidades de expressão escrita. Nas considerações finais, é lançado um olhar crítico sobre todo o processo, não só apresentando-se as conclusões deste projeto, mas também refletindo-se sobre as limitações e dificuldades sentidas ao longo desta intervenção.
This report, included in the Professional Internship of the Master Degree in Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education and Spanish in Basic and Secondary Education, aims to document the work throughout this school year, in an action-research project with an eleventh grade class, in the subjects of Portuguese and Spanish. Throughout the school year the pedagogical action taken under this study aimed to raise awareness among students of the importance of planning and the development of written expression in the classes of Portuguese and Spanish, given that knowing how to write is considered to be a basic competence required of every citizen in contemporary societies, so it should be put in practice as much as possible in classroom context, in order to well prepare students, especially if national exams assessments are considered, as it is through writing that all school knowledge is assessed. As far as intervention is concerned, we proceeded, at first, to observing writing skills and we noticed that students did not show great interest in the activities of written expression. Subsequently, based on the guiding documents of the teaching and specialized literature on the matter, we defined a set of intervention strategies to help them move towards becoming more prolific writers. Finally, we evaluated the impact and the effectiveness of this action-research project and we can conclude that the materials used and the activities conducted with students have produced a positive effect in developing their writing skills expression. In the final considerations, we launch a critical observation on all the process, not only presenting this project’s conclusions, but also making a reflexion on the limitations and problems found throughout this intervention.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38126
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sónia da Conceição Vieira Antunes.pdf3,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID