Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38455

TítuloO ensino em grupo de instrumentos musicais: um estudo de caso múltiplo em Portugal e no Brasil
Outro(s) título(s)Instrumental group teaching: a multiple case study in Portugal and Brasil
Autor(es)Santos, Ana Roseli Paes dos
Orientador(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEnsino em grupo de instrumentos musicais
Escola pública
Ensino genérico
Ensino especializado
Instrumental group teaching
Public school
General schools
Specialized schools
Data5-Mai-2015
Resumo(s)O ensino em grupo de instrumentos musicais (também chamado de “ensino coletivo” no Brasil) tem-se configurado como uma prática pedagógico-musical relevante e significativa para o desenvolvimento de competências e habilidades musicais. No entanto, ainda permanece como objeto de análise e discussão, bem como de resistências e desconhecimento. A revisão de literatura revela alguma expansão a nível internacional acerca do conhecimento sobre a sua origem, modos de funcionamento em diferentes contextos, e variedade de tipologias. No entanto, ela é ainda bastante escassa acerca da descrição e sistematização dos processos pedagógicos. Quais as possíveis implicações e contribuições que pode trazer o ensino instrumental em grupo ao nível pedagógico e, concomitantemente, aos níveis curricular, social e político? Será que este tipo de ensino pode ser uma prática possível para a educação musical da escola pública genérica e especializada? Será que a falta de um fazer musical prático na escola genérica, especialmente no que diz respeito à aprendizagem de uma gama diversificada de instrumentos musicais, pode ser colmatada através do ensino instrumental em grupo? Será que os alunos do ensino especializado, habituados a práticas pedagógicas predominantemente solistas podem beneficiar do ensino instrumental em grupo, ou será que o ensino instrumental em grupo pode ser desaconselhável para estes alunos? Para responder a estas questões estudaram-se dois casos, em dois contextos, onde o ensino instrumental em grupo tem sido destacado pelas comunidades de profissionais pelos seus resultados positivos: o Projeto Orquestra Geração, desenvolvido desde há oito anos numa escola pública genérica portuguesa (seleccionada de entre várias onde o projeto é aplicado), e o Projeto Ensino Coletivo de Cordas, desenvolvido num conservatório público brasileiro desde há vinte anos. O principal objectivo foi conhecer e compreender profundamente as práticas pedagógicas desenvolvidas nos dois projectos, com o propósito de aferir a possibilidade e viabilidade da transferência e implantação de práticas similares no currículo normal das escolas públicas. Foram objetivos também averiguar por que razões o método coletivo parece alcançar mais rapidamente bons resultados (tanto musicais quanto sociais), descrever aspectos concretos dessa pedagogia de grupo, questionar possíveis inferências do ensino em grupo para a formação de professores, e apresentar de forma sistematizada resultados passíveis de serem experimentados e aplicados na melhoria de projetos curriculares nas escolas públicas. A investigação desenvolveu-se segundo uma abordagem qualitativa e foi realizada através de um estudo caso múltiplo. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizadas entrevistas, observações e gravações audiovisuais, para além de um amplo estudo bibliográfico. Os dados recolhidos e tratados mostraram que esta forma de ensinar é mais direta e prática, preenchendo os requisitos necessários para uma boa iniciação instrumental, quer na escola genérica, quer escola especializada estudadas, verificando-se que as condições de aprendizagem instrumental em grupo reforçam a interação social, a cooperação, a motivação e, consequentemente, a própria construção conceptual, física e artística do saber e experiência musicais. Foram identificadas algumas práticas pedagógicas semelhantes e foi possível inferir a partir destes casos que existe não apenas a possibilidade, mas a urgência da aplicação do ensino instrumental em grupo na iniciação musical das escolas públicas. O estudo revelou processos de aprendizagem musical consistentes, funcionais, humanos e democráticos nos dois contextos e perspectivou, do ponto de vista político, a necessidade de colocar em causa as atuais diferenças na aprendizagem de instrumentos nas iniciações realizadas nas escolas públicas genéricas e especializadas.
Instrumental group teaching (also known as “collective” in Brasil) is becoming a relevant pedagogical practice for the development of musical competences and abilities. However, this pedagogical practice is really still quite unknown and object of resistance, continuous analysis and discussion. The literature about the subject reveals some expansion internationally concerning the origin of the practice, its modes of functioning in different contexts, and the variety of types it may offer. However, the literature is still very deficient concerning the description and systematization of the actual pedagogical processes involved in the practice. What are the possible implications and contributions that instrumental group teaching might bring at the pedagogical level and, consequently, also at the curricular, social and political levels? Could it be that this type of teaching and learning could be a viable way for music education in the generic and specialized public schools? Could it be that the strong lack of an actual musical practice in the general schools (particularly in what playing a variety of musical instruments is concerned) could be avoided through instrumental group teaching? Could it be that the students in the specialized schools, who are used to soloist practices, could benefit from instrumental group teaching – or should this type of teaching not be recommended for these students? In order to answer these questions, two cases, in two contexts, were studied, where instrumental group teaching has been considered a successful practice by the professional communities for the positive results: the Project Orquestra Geração in a public general school in Portugal (selected from a group of schools where the project is being developed - a project that started eight years ago) and the Project Ensino Coletivo de Cordas, which has been developed in a public Brasilian conservatory for twenty years. The main goal was to know and understand deeply the pedagogical practices developed in the two projects, with the purpose of evaluating the possibility of transfer of that pedagogical knowledge and potential to the curriculum of normal public schools. Other goals were; the understanding of the reasons why instrumental group teaching seems to foster musical and social results for the children in a faster way; the description of specific aspects of this pedagogical practice and the questioning of possible inferences of instrumental group teaching for teaching training curricula; and the presentation systematically organized results so that they may be available for testing and application in the improvement of curricular projects in the public schools. The research was developed in accordance with a qualitative perspective and it consisted of a multiple case study. Apart from an extensive literature review, the instruments for data collection were interviews, observations, and audio and video recordings. The collected and treated data showed that this form of teaching music is the most direct and practical, and that it fulfills the necessary prerequisites for a good music initiation, both in the general and the specialized schools in the study. It was also observed that the conditions for instrumental group learning reinforce social interaction, cooperation, motivation and, consequently, the conceptual learning, and the physical and artistic development of music knowledge and experience. Some similar pedagogical practices were identified in both cases studied and it was possible to infer that there is not only the possibility, but in fact the urgency of introducing instrumental group teaching in the public schools. The study brought to light consistent, functional, human and democratic music learning processes in both cases and it made clear that there is a political need to question the present differences between instrumental group learning at the beginning levels of general and specialized schools.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Musical)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38455
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Roseli Paes dos Santos.pdf4,28 MBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXOS FINAL.zip1,19 GBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID