Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38571
Título: | O efeito das condições de leitura no reconhecimento de palavras |
Outro(s) título(s): | The effect of reading conditions and skill in word recognition |
Autor(es): | Esteves, Miriam Mourão |
Orientador(es): | Ribeiro, Iolanda |
Palavras-chave: | Competência na leitura Avaliação Acuidade de diagnóstico Reading skill Assessment Diagnostic accuracy |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Este estudo teve como objetivo (a) avaliar o efeito do modo de apresentação das palavras
(texto, lista de palavras e palavras isoladas) na acuidade de leitura em leitores competentes e
leitores pouco competentes e (b) avaliar a acuidade de diagnóstico das condições de leitura na
identificação de alunos com dificuldades de aprendizagem de leitura. Sessenta e dois leitores
competentes e 59 leitores pouco competentes do 3.º ano de escolaridade efetuaram a leitura de
palavras em três condições: palavras isoladas, lista de palavras e em texto. A ordem foi
contrabalanceada e não se registou sobreposição das palavras nas três condições.
Os resultados do estudo mostraram que a competência na leitura teve um efeito significativo,
sendo que os leitores competentes leram palavras com maior acuidade que os pouco
competentes, em todas as condições. As condições de leitura não tiveram um efeito
significativo na acuidade dos leitores. Por último, as condições foram preditoras da
competência de leitura e não foram encontradas diferenças entre elas. The aim of the present study as (a) to analyze the effect of the presentation format of the words (isolated, in a word list, words and in a connected text) in word reading accuracy of skilled and less skilled readers and; (b) to analyze the diagnostic accuracy of each presentation format of the words in identifying at-risk readers. Sixty two skilled readers and 59 less skilled readers of third grade were submitted to word reading in three reading conditions: isolated words, list of words and connected text. The order of presentation was counterbalanced and there were no overlap of words in the conditions. The results of the study shows that reading skill had a significant effect and the skilled readers read words with greater accuracy than less skill readers, in all conditions. The reading condition did not have a significant effect on the readers’ accuracy. The conditions were predictors of reading skill and there were no differences among them. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38571 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Miriam Mourão Esteves.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |