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TítuloContribuição da susceptibilidade genética e do contexto ambiental na representação da vinculação em crianças em idade pré-escolar
Outro(s) título(s)Contribution of genetic susceptibility and environmental context on attachment representation of preschool children
Autor(es)Amorim, Juliana do Vale Ferreira de
Orientador(es)Soares, Isabel
Mesquita, Ana Raquel Marcelino
Palavras-chaveRepresentação da vinculação
Sensibilidade materna
5-HTTLPR
IL-10
Interação gene - ambiente
Attachment representation
Maternal sensitivity
Gene-environment interaction
Data2015
Resumo(s)A relação de vinculação é descrita como sendo influenciada por variáveis ambientais (e.g., sensibilidade materna). Contudo, nos últimos anos, têm surgido evidências de que determinados genes, em interação com diferentes variáveis ambientais, também contribuem para o desenvolvimento da vinculação. Estes estudos foram realizados tendo por base medidas comportamentais para avaliar a vinculação, não tendo sido ainda estudado o efeito da interação GxE na representação da vinculação. O objetivo deste estudo é perceber qual o papel que variáveis ambientais, particularmente o contexto (institucionalização versus comunidade) e a sensibilidade materna, bem como a interação entre variáveis ambientais e variáveis genéticas (polimorfismos dos genes da IL-10 E 5-HTTLPR), desempenham na representação da vinculação em crianças em idade préescolar. Os resultados revelam que tanto as variáveis ambientais (institucionalização e sensibilidade materna), como as ambientais em interação com as variáveis genéticas (IL-10 e 5-HTTLPR) não aparecem como estando associadas à representação da vinculação.
Attachment relationship is often described as being influenced by environmental variables (e.g., maternal sensitivity). However, over the past few years, diverse studies demonstrated that certain genes, in interaction with environmental variables, also contribute to the development of attachment. These studies assess the attachment through behavioral procedures (e.g., Strange Situation Procedure), so the effect of gene-environment interaction on attachment representation has not been studied. The main purpose of this study is to understand if environmental variables (e.g., context and maternal sensitivity) and the interaction between environmental variables and genetic variables (IL-10 and 5-HTTLPR) are associated or can predict attachment representation in preschool children. The results reveal that environmental variables and the gene-environment interactions are not associated with attachment representation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38670
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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