Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38832

TítuloO ensino de canto nos ramos genérico e vocacional no 1º ciclo do ensino básico: um estudo de caso múltiplo
Autor(es)Aguiar, Maria Cristina Pais
Orientador(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chavePedagogia vocal infantil
Escola pública
1º Ciclo do ensino básico
Ensino genérico
Ensino Vocacional
Vocal pedagogy for children
Public school
1st Cycle of elementary school
General schools
Specialized schools
Data20-Jul-2015
Resumo(s)Em Portugal o Ensino Básico de música está ramificado logo a partir do 1º Ciclo nas vertentes genérica (nas escolas de ensino dito “regular”) e especializada (nas escolas de ensino “especializado”). Estas vertentes não se encontram organizadas segundo um modelo lógico, coeso ou suficientemente articulado. São também escassas na literatura as referências às práticas pedagógicas concretas do ensino da música em contexto de sala de aula, particularmente no que se refere ao objeto deste estudo: o ensino de canto na educação infantil. Numa cuidada revisão de literatura sobre esta temática sobressaíram algumas questões fulcrais para a investigação deste problema curricular: de que forma se ensina as crianças a cantar? Será que se ensina a cantar ou simplesmente se ensinam canções? Haverá diferentes abordagens ao ensino de canto numa escola genérica (na área de Expressão e Educação Musical, e na área de Ensino de Música do âmbito das AEC) ou numa escola especializada (na disciplina de Iniciação Musical)? E que diferença fará no ensino de canto no 1º Ciclo o professor ser especializado ou generalista? Qual o peso da formação vocal na formação destes professores e qual o impacto dessa formação nas suas práticas pedagógicas? Com base nestas interrogações, e selecionando o ensino de canto nos ramos genérico e vocacional do 1º ciclo do Ensino Básico como foco do estudo, definiram-se quatro objetivos que nortearam toda a investigação: averiguar de que modo é realizado o ensino de canto; analisar os programas e refletir acerca da sua implementação prática descrevendo as metodologias utilizadas; fazer o levantamento das práticas pedagógicas ao nível da educação vocal e do repertório trabalhado; e enunciar conclusões fundamentadas no processo de investigação quanto a possíveis melhorias a realizar ao nível do ensino de canto e da educação vocal infantil. Efetuou-se um estudo de caso múltiplo alicerçado no modelo de análise qualitativa e considerando três casos: o ensino genérico com o professor generalista (EG Pg); o ensino genérico com professor especializado em música (EG Pe); e o ensino especializado da música (EE Pe). A recolha dos dados foi realizada nos dois ramos de ensino (genérico e especializado) através de entrevistas a professores, alunos e diretores de escolas do 1º ciclo do Ensino Básico e através de observação direta de aulas e de apresentações públicas de alunos, também do 1º ciclo do Ensino Básico (observação não participante e distanciada, respetivamente). Foram utilizadas técnicas de análise documental (designadamente de programas, orientações curriculares e legislação), técnicas de seleção e codificação da informação recolhida por entrevista, e técnicas de análise de conteúdo, categorização e interpretação. Os resultados confirmaram estudos de outros autores que indicam que a ramificação do ensino da música não faz sentido no início da Educação Básica, também no que concerne ao ensino de canto. Nos casos estudados - Expressão e Educação Musical (EG Pg), Ensino de Música (AEC EG) e Iniciação Musical (EE) - o canto coletivo é prática generalizada nas aulas; todavia, o ensino de canto é pobre, ou quase inexistente, devido à falta de formação dos professores acerca da fisiologia e da técnica vocal. No ensino especializado vão surgindo iniciativas, mas pontuais e fortuitas. Não obstante a voz ser mencionada nos programas estudados como um recurso a desenvolver, o trabalho vocal proposto reduz-se a cantar canções e não a desenvolver competências mais específicas de educação vocal. A investigação demonstrou ser imprescindível repensar a educação em termos holísticos, pedagógicos e não economicistas, sugerindo a implementação do regime de ensino articulado, logo ao nível do 1º ciclo, em modelo gratuito e acessível a todos, de modo a rentabilizar recursos humanos e materiais e promover a equidade de acesso à formação. O estudo revelou ainda que o ensino de música deveria ser sempre da responsabilidade de docentes especializados, ser de oferta obrigatória e incluir o ensino de canto; não obstante, os intervenientes no estudo reclamam, para já, a aplicação do regime de coadjuvação entre professor generalista e professor especializado, previsto na Lei, mas frequentemente não implementado. Finalmente é conclusão deste estudo que a melhoria do processo pedagógico de ensino da música, e concretamente da educação vocal para todas as crianças portuguesas só poderá ser alcançada mediante decisão política e governamental.
In Portugal music education is branched right from the 1st cycle of elementary school and offered in the generalist schools (also called “regular schools”) and in the specialized schools. These branches are not organized in a logical, cohesive or sufficiently articulated model. In the literature there are scarce references to specific pedagogical practices of music education in the context of the classroom, particularly in relation to the object of this study: the teaching of singing in early childhood education. A careful review of the literature on this topic highlighted some key issues to the research of this curricular problem: how are children taught to sing? Are they taught how to sing or are they merely taught a few songs? Are there different approaches to the teaching of singing in general schools (in the ‘Expression and Music Education’ area, and in the ‘Music Teaching’ area of the scope of AEC - Curricular Enrichment Activities) or in specialized schools (in the ‘Music Initiation’ curricular subject)? What is the difference in the teaching of singing in the 1st Cycle by a generalist or a specialized teacher? In what way is vocal training considered in the education of these teachers and what is the impact of such training in their teaching? With these research questions in mind and having the teaching of singing in general and vocational branches of the 1st cycle of Basic Education as the focus of the study, four main objectives were defined and guided the whole process of research: to ascertain how the teaching of singing is performed; to analyze the curricular programs and to reflect on their actual implementation, describing the methodologies used in class; to survey the pedagogical practices in terms of vocal education and studied repertoire; and to present research-based conclusions that migh suggest ways for possible improvements of the teaching of singing and of children vocal education. The research consisted of a multiple case study grounded in the qualitative paradigm and it envolved three cases: the teaching of the generalist teacher in the general school (EG Pg); the teaching of the specialized teacher in the general school (EG Pe); and the teaching of the specialized teacher in the specialized school (EE Pe). The data collection was undertaken in both the general and specialized branches of the 1st cycle of Elementary School through interviews to the teachers, students and school principals and through direct observation of classes and public performances of students. Several research techniques were used: document analysis (applied to programs, curriculum guidelines and legislation); selection and codification of data collected by interview; content analysis; thematic categorization; and interpretation techniques. The results confirmed earlier findings of other authors which indicate that the ramification of music education does not make sense at the beginning of Elementary School, also with regard to the teaching of singing. In the studied cases - Expression and Music Education (EG Pg), Music Teaching (AEC EG) and Music Initiation (EE) - collective singing is widespread; however voice education is poor, or almost non-existant in consequence of the lack of teachers training and knowledge about the physiology and vocal techniques. In specialized schools there are some initiatives, but occasional. Although some importance is given to voice in the curricular programs studied, the actual vocal work in class is limited to singing songs, and specific vocal skills and competences are not developed. This research project has shown that it is essential to rethink education in holistic, pedagogical and non-economical terms, and it suggests the importance of recommending the implementation of the articulated regime of student attendance [students attending both the generalist and the specialized school] right from the 1st cycle of studies, music education and vocal training to all children. The study also revealed that music education should be mandatory, always include the teaching of singing, and always be the responsibility of specialist teachers; however, those involved in the study claim, for now, the application of the system of specialized coadjuvant teacher, in the context of the generalist school. This cooperative system is vigent, but often not implemented. Finally another conclusion of this study is that the improvement of the educational process of music teaching, and particularly of vocal education for all Portuguese children, can only be achieved through political and governmental decision.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Musical).
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38832
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Cristina Pais Aguiar.pdf4,5 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 1_Entrevistas.pdf403,38 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 2_Registos de observação.pdf571,32 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID