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https://hdl.handle.net/1822/39366
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Anastácio, Zélia | por |
dc.contributor.author | Pinto, Cláudia Gabriela Queirós | por |
dc.contributor.editor | Anastácio, Zélia | por |
dc.contributor.editor | Pinto, Cláudia Gabriela Queirós | por |
dc.date.accessioned | 2016-01-12T12:02:12Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.isbn | 978-613-0-16270-2 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/39366 | - |
dc.description.abstract | O trabalho que se apresenta teve como principal objetivo identificar as conceções de sexualidade que detêm as crianças do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Procurou-se ainda averiguar a influência de fatores individuais e socioculturais nessas conceções. A metodologia de investigação adotada foi do tipo qualitativa, sendo este um estudo de caso e tendo-se optado por focus groups para a recolha de dados. Foram realizados quatro grupos de discussão, constituídos em função dos fatores sexo, idade e ano de escolaridade. A amostra incluiu vinte e duas crianças (10 do sexo feminino e 12 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos. O grupo era heterogéneo tanto do ponto de vista sociocultural, como socioeconómico e socioafetivo. Para orientar os focus groups elaborou-se um roteiro de questões e para obter dados de caraterização da amostra consultaram-se também os registos biográficos dos alunos. A fim de desencadear e estimular as discussões foram utilizadas imagens e textos. As discussões foram audiogravadas e posteriormente transcritas. Foi feita uma análise de conteúdo dos dados obtidos com recurso ao programa informático NVivo (versão 9.0). A análise foi feita considerando nove termos pivô (adultos, família, namorar, sexy, sexo, engravidar, bebé, separar e falar) e duas categorias emergentes (rapazes & raparigas; amor & paixão). Os resultados permitiram-nos verificar: a existência de estereótipos de género; o recurso a linguagem vulgar para denominação de partes do corpo; a valorização dos relacionamentos interpessoais; as brincadeiras de cariz sexual; diferenças de género na verbalização dos temas amor e paixão; a interpretação do divórcio como consequência da falta de amor e respeito, bem como da existência de violência; diferenças de aceitação dos modelos de família não tradicionais e da homossexualidade; que as crianças mais novas ainda não possuem noção temporal acerca dos processos de maturação sexual, fecundação e gestação; e parca comunicação sobre sexualidade. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Novas Edições Acadêmicas | por |
dc.relation | Projeto FCT Ref.ª PTDC/CPE-CED/120404/2010 | por |
dc.relation | Projeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013 | por |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Conceções | por |
dc.subject | Focus groups | por |
dc.title | Abordar a sexualidade no 1.º ciclo do ensino básico: as crianças também são capazes de discutir | por |
dc.type | bookPart | por |
oaire.citationStartPage | 7 | por |
oaire.citationEndPage | 28 | por |
oaire.citationIssue | 1.ª | por |
oaire.citationTitle | Atividade Física, Saúde e Lazer: desenvolvimento das crianças e problemáticas relacionadas com a saúde | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Atividade Física, Saúde e Lazer: desenvolvimento das crianças e problemáticas relacionadas com a saúde | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CapL_ZeliaAnastacio&ClaudiaPinto.pdf | 320,16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |