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dc.contributor.authorAnastácio, Zéliapor
dc.contributor.authorPinto, Cláudia Gabriela Queiróspor
dc.contributor.editorAnastácio, Zéliapor
dc.contributor.editorPinto, Cláudia Gabriela Queiróspor
dc.date.accessioned2016-01-12T12:02:12Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.isbn978-613-0-16270-2por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39366-
dc.description.abstractO trabalho que se apresenta teve como principal objetivo identificar as conceções de sexualidade que detêm as crianças do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Procurou-se ainda averiguar a influência de fatores individuais e socioculturais nessas conceções. A metodologia de investigação adotada foi do tipo qualitativa, sendo este um estudo de caso e tendo-se optado por focus groups para a recolha de dados. Foram realizados quatro grupos de discussão, constituídos em função dos fatores sexo, idade e ano de escolaridade. A amostra incluiu vinte e duas crianças (10 do sexo feminino e 12 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos. O grupo era heterogéneo tanto do ponto de vista sociocultural, como socioeconómico e socioafetivo. Para orientar os focus groups elaborou-se um roteiro de questões e para obter dados de caraterização da amostra consultaram-se também os registos biográficos dos alunos. A fim de desencadear e estimular as discussões foram utilizadas imagens e textos. As discussões foram audiogravadas e posteriormente transcritas. Foi feita uma análise de conteúdo dos dados obtidos com recurso ao programa informático NVivo (versão 9.0). A análise foi feita considerando nove termos pivô (adultos, família, namorar, sexy, sexo, engravidar, bebé, separar e falar) e duas categorias emergentes (rapazes & raparigas; amor & paixão). Os resultados permitiram-nos verificar: a existência de estereótipos de género; o recurso a linguagem vulgar para denominação de partes do corpo; a valorização dos relacionamentos interpessoais; as brincadeiras de cariz sexual; diferenças de género na verbalização dos temas amor e paixão; a interpretação do divórcio como consequência da falta de amor e respeito, bem como da existência de violência; diferenças de aceitação dos modelos de família não tradicionais e da homossexualidade; que as crianças mais novas ainda não possuem noção temporal acerca dos processos de maturação sexual, fecundação e gestação; e parca comunicação sobre sexualidade.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherNovas Edições Acadêmicaspor
dc.relationProjeto FCT Ref.ª PTDC/CPE-CED/120404/2010por
dc.relationProjeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013por
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectConceçõespor
dc.subjectFocus groupspor
dc.titleAbordar a sexualidade no 1.º ciclo do ensino básico: as crianças também são capazes de discutirpor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage7por
oaire.citationEndPage28por
oaire.citationIssue1.ªpor
oaire.citationTitleAtividade Física, Saúde e Lazer: desenvolvimento das crianças e problemáticas relacionadas com a saúdepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleAtividade Física, Saúde e Lazer: desenvolvimento das crianças e problemáticas relacionadas com a saúdepor
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