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TítuloPerceções dos enfermeiros e doentes com AVC sobre a educação para a saúde
Outro(s) título(s)Nurses’ and stroke patients’ perceptions of Health Education
Percepciones de los enfermeros y los pacientes con accidente cerebrovascular en la Educación para la Salud
Autor(es)Leite, Sílvia
Oliveira, Clara Costa
Silva, Paulo
Palavras-chaveAVC
Cuidados continuados
Enfermagem
Educação para a Saúde
Nursing
Rehabilitation
Education
Health
Enfermería
Rehabilitación
Educación
Salud
Reabilitação
Educação
Saúde
DataSet-2015
EditoraEscola Superior de Enfermagem de Coimbra. Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem (UICISA-E)
RevistaRevista de Enfermagem Referência
CitaçãoRodrigues, Sílvia Manuela Leite, Oliveira, Maria Clara Costa, & Silva, Paulo. (2015). Perceções dos enfermeiros e doentes com AVC sobre a Educação para a Saúde. Revista de Enfermagem Referência, serIV(6), 87-95
Resumo(s)Enquadramento: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acarreta múltiplas alterações no quotidiano do doente e seus familiares mas a reabilitação é considerada uma oportunidade. A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) facilita a reabilitação e a educação para a saúde possibilita a mudança de atitude necessária para a reabilitação. Objetivos: Conhecer e divulgar as perceções de doentes com AVC e enfermeiros relativamente às práticas de Educação para a Saúde na RNCCI. Metodologia: Qualitativa, com entrevista semi-estruturada, a 8 doentes e a 17 enfermeiros. A técnica escolhida foi a análise de conteúdo das entrevistas. Partimos de categorias definidas a priori, e emergiram outras categorias. Resultados: Os doentes atribuíram aos enfermeiros a maior parte da responsabilidade pela reabilitação. Os enfermeiros relacionaram os aspetos psicológicos e a importância do envolvimento da família com a adesão do doente ao regime terapêutico. Conclusão: Os doentes demonstram que se encontram no modelo biomédico, por outro lado os enfermeiros apontam o modelo biopsicossocial como orientador das suas práticas de Educação para a Saúde na rede.
Theoretical framework: Stroke causes multiple changes in the daily lives of patients and their families, but rehabilitation emerges an opportunity. The RNCCI (National Network of Integrated Continuous Care; Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados) facilitates rehabilitation, and health education enables the necessary change of attitude for rehabilitation. Objectives: To identify and disclose nurses' and stroke patients' perceptions of the Health Education practices in the RNCCI. Methodology: A qualitative study was conducted. Semi-structured interviews were performed to 8 patients and 17 nurses. The technique used was the content analysis of interviews. Based on previously established categories, other categories emerged. Results: Patients assigned nurses most of the responsibility for the rehabilitation process. Nurses associated the psychological aspects and the importance of family involvement with the patients' adherence to the therapeutic regimen. Conclusion: While patients seem to be in the biomedical model, nurses point to the biopsychosocial model as a guide to their health education practices in the network.
Marco contextual: El accidente cerebrovascular provoca múltiples cambios en la vida cotidiana de los pacientes y sus familias, pero la rehabilitación se considera una oportunidad. La Red Nacional de Atención Integral (RNCCI por sus siglas en portugués) facilita la rehabilitación y la educación para la salud permite el cambio de actitud necesario para la rehabilitación. Objetivos: Conocer y divulgar las percepciones de los pacientes con accidente cerebrovascular y de los enfermeros con respecto a las prácticas de educación para la salud en la RNCCI. Metodología: Cualitativa con entrevistas semiestructuradas a 8 pacientes y 17 enfermeros. La técnica elegida fue el análisis de contenido de las entrevistas. Partimos de categorías definidas a priori y surgieron otras categorías. Resultados: Los pacientes atribuyeron a los enfermeros la mayor parte de la responsabilidad en el proceso de rehabilitación. Los enfermeros relacionaron los aspectos psicológicos y la importancia de la participación de la familia con la adhesión del paciente al régimen terapéutico. Conclusión: Por un lado, los pacientes demuestran que se encuentran en el modelo biomédico. Por otro lado, los enfermeros señalan el modelo biopsicosocial como orientador de sus prácticas de educación para la salud en la red.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39779
DOI10.12707/RIV14058
ISSN0874-0283
2182-2883
Versão da editorahttp://www.scielo.mec.pt/scielo.php?pid=S0874-02832015000600010&script=sci_arttext&tlng=pt
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
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09_Rev._Enf._Ref.__RIV14058_portuguese.pdf
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