Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39985

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDomingues, Isa M. C. S.por
dc.contributor.authorSarmento, Teresapor
dc.contributor.authorMizukami, Maria da Graça N.por
dc.contributor.editorDornelles, Leni Vieirapor
dc.contributor.editorFernandes, Natáliapor
dc.date.accessioned2016-02-02T11:31:55Z-
dc.date.available2016-02-02T11:31:55Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.isbn978-989-8537-02-7por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39985-
dc.description.abstractEste estudo se insere nos processos de formação que investigou as possibilidades dos casos de ensino serem propulsores de processos reflexivos sobre os conhecimentos da docência. Os casos de ensino são narrativas de episódios extraídos geralmente de dados reais do cotidiano escolar e que dão visibilidade às vivências dos professores, os quais, ao analisá–los ou construí-los, articulam e revivem experiências, estabelecendo processos reflexivos e relações entre a teoria e a prática. Para a realização da pesquisa, de abordagem qualitativa, objetivou-se investigar e avaliar as potencialidades dos casos de ensino, enquanto narrativa de episódios escolares, quando utilizados com professores alfabetizadores, ao lidarem com o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos, auxiliando-os a reconstruir suas bases de conhecimento para o ensino. Para tanto foram trabalhados casos que retratavam eventos relacionados ao cotidiano das alfabetizadoras que atuam no anos iniciais da educação básica. O processo de formação-investigação foi realizado num ambiente virtual de aprendizagem, na perspetiva de formação continuada de docentes dos anos iniciais. As respostas dos professores participantes apontaram que a adoção de casos de ensino no desenvolvimento profissional dos professores possibilitou que as reflexões se fizessem muito presentes, posto que, ao analisarem as narrativas dos conhecimentos profissionais de colegas e seus, refletiam suas concepções, num movimento reflexivo possibilitador de aprendizagens na/da docência.por
dc.description.abstractThis study falls in the field of the processes of formation that researched the possibilities of teaching cases being propellers of reflexive processes on knowledge in teaching. Teaching cases are narratives of episodes usually drawn from real daily school life, that bring to light teachers' experiences, establishing reflexive processes and relations between theory and practice. In order to realize this research, with a qualitative approach, it was established the objective of investigating and evaluating the potentiality of the teaching cases as narratives of school episodes, when used with primary school teachers, dealing with the teaching and learning of their students' reading and writing, helping them the re-construe their knowledge foundations in their teaching role. To attain this goal, some cases that pictured events related to the daily work of the primary teachers who play their educational role in the beginning years of basic education. The process of training-research was realized in a virtual learning environment, with a view to an ongoing training of the teachers of the first basic education years. The answers provided by the teachers who participated in the research suggest that the adoption of teaching cases in the professional development of teachers made it possible for the reflexions to become very actual, since, while analysing their colleagues' and their own narratives of professional knowledge, they were reflecting their own ideals, in a reflexive moment that fostered learning in/of teaching.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCasos de ensinopor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectDesenvolvimento profissional da docênciapor
dc.subjectTeaching casespor
dc.subjectNarrativespor
dc.subjectProfessional development in teachingpor
dc.titleOs casos de ensino na formação-investigação de professores dos anos iniciaispor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.ciec-uminho.org/documentos/ebooks/2307/por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage403por
oaire.citationEndPage414por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitlePerspetivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiraspor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitlePerspetivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiraspor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Os casos de ensino na formação.pdf388,49 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID