Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40197

TítuloO impacto do ponto de venda da marca de calçado nacional Eureka no comportamento do consumidor
Outro(s) título(s)The impact of the sales point of the national brand Eureka on consumer behavior
Autor(es)Martins, Sofia Meira Ferreira
Orientador(es)Abreu, Maria José
Palavras-chaveVisual merchandising
Ponto de venda
Consumidor
Point of sale
Consumer
Data2015
Resumo(s)O presente estudo tem como tema principal o Visual Merchandising e foca os elementos do Ponto de Venda. De uma forma mais concreta, procura refletir sobre cada um dos elementos presentes no Ponto de Venda, quer no ambiente externo quer interno, e analisar o seu impacto no Comportamento do Consumidor. Para o efeito, recorreu-se a uma Marca de Calçado Nacional. Assim, o problema de investigação aqui proposto é: Qual o impacto dos elementos do Ponto de Venda no comportamento do consumidor? Esta pesquisa pretende contribuir para uma melhor compreensão da influência destes fatores no comportamento e na experiência do consumidor no Ponto de Venda, na área específica da venda de calçado. De forma a compreender melhor o impacto dos diversos elementos do Ponto de Venda, adotou-se a metodologia do Estudo de Caso, escolhendo-se a marca Eureka Shoes para análise. Este estudo centra-se na análise do projeto de Visual Merchandising das lojas Eureka. Considerando o problema da investigação, realizou-se um questionário aos clientes da marca, obtendo-se uma amostra final de 169 sujeitos. Após a análise dos resultados, verificou-se que o atendimento é o fator do Ponto de Venda que mais influencia na experiência do consumidor quando visita uma loja, seguindo-se o ambiente e a montra. No entanto, de acordo com o estudo aqui realizado, apesar do consumidor valorizar a apresentação da loja e o atendimento prestado, estes fatores não parecem influenciar o regresso do consumidor de forma mais frequente.
The following is a study on Visual Merchandising, focusing on the elements (display stands, music, service, etc.) of the Point of Sale. More specifically, it is an analysis on each of the elements of a Point of Sale, both indoors and outdoors, and how they influence the Consumer’s Behavior. This study’s subject was a National Shoes Brand. Thus, the investigation matter is: How do the elements of a Point of Sale influence the consumer’s behavior? The purpose of this study is to provide a better understanding about the influence of such features on the behavior and experience of the consumer at the Point of Sale, specifically in shoes’ sales. To guarantee a better understanding of the several elements of the Point of Sale, the methodology adopted was that of a Case Study, whose subject was the Eureka Shoes’ brand. The following focuses on the analysis of the Eureka shop’s Visual Merchandising project. An inquiry regarding the subject of this research was created, resulting in 169 sample answers by Eureka’s clients. Once the data was analyzed, it was verified that the service is the Point of Sale’s element that most influences the experience of the consumer when visiting the shop, followed by the ambience and the shop’s display. However, according to the following study, though the consumer values the shop’s presentation and service, these elements don’t seem to have influence on the frequency at which the consumer visits the shop.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40197
AcessoAcesso aberto
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