Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40727

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, José Antóniopor
dc.contributor.authorBatanero, Carmenpor
dc.contributor.authorCorreia, Paulo Ferreirapor
dc.contributor.authorGea, M. Magdalenapor
dc.date.accessioned2016-03-10T16:43:22Z-
dc.date.available2016-03-10T16:43:22Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.citationFernandes, J. A., Batanero, C., Correia, P. F. & Gea, M. M. (2015). Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita. REVEMAT, v.10, n. 2, 42-60por
dc.identifier.issn1981-1322por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/40727-
dc.description.abstractNeste artigo estuda-se a realização de alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade na comparação de probabilidades de acontecimentos em diferentes contextos sociais, formulados de forma explícita e implícita, tendo em vista averiguar a influência do nível de explicitação na comparação de probabilidades. Participaram no estudo 51 alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade, que responderam a um questionário contendo duas questões, com vários itens envolvendo a comparação de probabilidades de acontecimentos formulados explícita e implicitamente. Em termos de resultados, globalmente, verificou-se que os itens formulados implicitamente se revelaram mais difíceis para os alunos do que os itens formulados explicitamente.por
dc.description.abstractIn this paper the responses by prospective educators and teachers of early years of schooling is studied when comparing probabilities of events posed by explicit and implicit form, in order to determine the influence of the level of explicitness in the comparison of probabilities. Fifty-one prospective educators and teachers of the first years of education participated in this study, and answered a questionnaire containing two questions with many items that involved the comparison of probabilities of events posed explicitly and explicitly. Results suggested that, globally, the items formulated in the implicit form were more difficult for the students than those formulated in explicit form.por
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projecto PEst-OE/CED/UI1661/2014 do CIEd-UM. Proyecto EDU2013-41141-P (MEC)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/135984/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComparação de probabilidadespor
dc.subjectAcontecimentos explícitos e implícitospor
dc.subjectFuturos educadores e professores dos primeiros anos de escolaridadepor
dc.subjectComparison of probabilitiespor
dc.subjectExplicit and implicit eventspor
dc.subjectProspective educators and teachers of the first years of schoolingpor
dc.titleComparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícitapor
dc.title.alternativeComparison of probabilities of events posed by explicit and implicit form-
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n2p42por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage42por
oaire.citationEndPage60por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevemat: revista eletrônica de educação matemáticapor
oaire.citationVolume10por
dc.identifier.doi10.5007/1981-1322.2015v10n2p42por
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
sdum.journalRevemat: Revista Eletrônica de Educação Matemáticapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2015 REVEMAT.pdf814,58 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID