Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40733

TítuloProduções independentes em arte e comunicação como ferramentas para a construção de realidades sociais: estudos de caso no Brasil
Outro(s) título(s)Independent productions in art and communication as tools to build social realities: cases in Brazil
Autor(es)Prado, Renato Naves
Orientador(es)Rabot, Jean-Martin
Data2015
Resumo(s)As realidades sociais são construções culturais complexas formadas por diversas camadas de trocas entre os seres humanos. As artes, clássicas e contemporâneas, desempenham um papel fundamental nessas construções porque adicionam a elas elementos que podem derivar de devaneios, sentimentos, desconfortos ou anseios. A comunicação social, de um modo geral, também desempenha papel semelhante uma vez que está engendrada, e ainda em expansão, no quotidiano das sociedades mediatizadas. Ambos são, em grande parte, processos remotos, ativos, passivos ou interativos de comunicação que auxiliam e sugerem interpretações sobre os mais diversos fatos sociais. Este trabalho consiste, mediante breve demonstração de camadas sociais da realidade e de processos de produção da verdade, analisar a produção e atuação de artistas e de meios de comunicação social fazendo uma divisão entre os grandes grupos de comunicação, em sua maioria, formados no século XX, e grupos que atuam de maneira independente, ou seja, sem vínculo com os grandes grupos. A evolução das tecnologias de comunicação e informação está intimamente ligada a mudanças importantes na organização social, a internet é a mais recente revolução neste setor. A arte, que também é difundida pelos media, é abordada em estudos de caso que visam ressaltar a importância, primeiramente, da expressão sensível e de seu potencial criativo e materializador, para depois deixar evidente o quão vital é que haja expressões que não estejam atrelados a grandes grupos financeiros que agem exclusivamente sob a lógica de mercado e de manutenção de uma situação que lhes seja favorável. As produções independentes em arte e comunicação são nichos, ainda que não de maneira exclusiva, de contestação social, de livre expressão, de exposição de ideias e sentimentos e, portanto, constituem parcela considerável das instâncias que constroem realidades sociais.
Social Realities are complex cultural constructions based in many layers of exchanges between human beings. Classical and contemporary arts play a fundamental role on these constructions by adding elements that can be results of dreaming, feelings, discomfort or yearnings. Social communications, in general, also plays a similar role on this context since it is an almost ubiquitous, and expanding, part of modern social living in mediated societies. Both, art and communication can be remote, active, passive or interactive ways of communicating that helps and suggests interpretations about countless social facts. This work consists, after a short introduction about social layers of realities and production processes of truth, in analyzing productions in art and social communications groups by dividing it between large communication groups, mostly built on the 20th century, and independent communications groups – and artists – that, as a premise, aren‘t owned or financed by the large ones. The development of communication and information technologies, and it can be seen across the history, are inwardly linked to important social organization changes, internet is the latest revolution in this area. Art, that is also widespread by social communications media, is approached along case studies in Brazil that aims for highlighting, in first place, the importance of its sensitive expression and its potential of creating and materializing ideas, and also to evidence how vital is to communities that free expressions continue occupying a special place and been protected from financial and large corporations matters. Independent productions in art and communication consist in a niche, not in a exclusive way, for social contestation, free expression, spread ideas or feelings and, therefore, they are considerable instances that builds social realities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40733
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Renato Naves Prado.pdf7,19 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID