Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40752

TítuloA museologia de espaços industriais: o Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior
Outro(s) título(s)The museology of industrial spaces: the Wool Museum of the University of Beira Interior
Autor(es)Rocha, Tatiana Raquel de Jesus
Orientador(es)Cordeiro, José Manuel Lopes
Palavras-chavePatrimónio industrial
Paisagem cultural
Museologia industrial
Turismo de património industrial
Coleções industriais
Covilhã
Universidade da Beira Interior
Museu de lanifícios
Gestão de bens museológicos
Industrial heritage
Cultural landscape
Industrial museology
Industrial heritage tourism
Industrial collections
University of Beira Interior
Wool museum
Management of museum goods
Data2015
Resumo(s)Foi no período a seguir à II Guerra Mundial que se presenciou o desaparecimento de muitos vestígios da industrialização, fenómeno que se continuou a verificar na fase de reconstrução acelerada que se lhe seguiu. Face a esta rápida perda, gerou-se um movimento de valorização seguido de um processo de recuperação de espaços que foram outrora grandes centros industriais. Na década de cinquenta, como prova dessa consciencialização, começam a surgir referências de um novo conceito: a arqueologia industrial. A sua expansão, juntamente com a afirmação da noção de património industrial, acompanhou o processo de desindustrialização que vastas regiões sofreram. Na procura de se manterem vivas as memórias do passado e na busca de novas soluções, encontraram-se respostas na valorização do património industrial através da sua reutilização para os mais diversos fins, sendo um deles a musealização acompanhada da preservação do património in situ. O turismo cultural vem desempenhar um papel significante na medida em que atuou como acelerador deste processo, ajudando os museus a transformarem-se em instrumentos de desenvolvimento económico e revitalizando paisagens marcadas pela desindustrialização. Contudo, e devido à sua recente descoberta e disciplina, a complexidade dos vestígios materiais da industrialização exige critérios de gestão, proteção, conservação e restauro específicos, devendo os museus industriais estarem munidos das devidas ferramentas para atuarem sobre os seus objetos e coleções. A Covilhã assiste, nos anos oitenta do século XX, a uma profunda reconversão económica e social. Uma vez que o modelo económico da mono industrialização dos lanifícios se encontrava esgotado, iniciou-se uma luta pela sobrevivência que levou a uma mudança radical do paradigma do modelo histórico de desenvolvimento da cidade e concelho. O estabelecimento do ensino superior na cidade em 1973 constituiu uma alavanca de crescimento para a cidade através da recuperação de edifícios ligados às memórias do seu passado industrial. É neste contexto que a Universidade da Beira interior cria em 1986 o Museu de Lanifícios cujo primeiro núcleo viria a ser resultado de uma intervenção de recuperação e patrimonialização da área das tinturarias da Real Fábrica de Panos, uma manufatura setecentista fundada pelo Marquês de Pombal em 1764. A sua paisagem industrial e vasto património a ela ligada constituíram o melhor exemplo nacional para aprofundar esta temática, pretendendo-se com este trabalho acompanhar a transformação da “cidadefábrica” em cidade universitária e apresentar alguns dos princípios que lideraram a reconstrução da memórias industriais. Através de intervenções específicas realizadas durante o período de estágio no Museu de Lanifícios relacionadas com a gestão museológica dos seus bens, quis-se compreender quais as ferramentas museológicas de que este se encontra munido para o cuidado da sua coleção industrial. Dessa forma, foi realizado um acompanhamento do processo de incorporação de bens museológicos e sua gestão, praticados nesta instituição, a fim de o enquadrar no panorama museológico industrial atual.
It was in the period following World War II that a disappearance of many industrialization traces was witnessed, a phenomenon that continued to be verified in the accelerated reconstruction phase that followed it. Faced this fast disappearance, a valorization movement was generated followed by a recovery process of spaces that were once great industrial centers. In the fifties, as evidence of this awareness, it began to emerge references to a new concept: industrial archaeology. Its expansion, along with the affirmation of the industrial heritage notion, accompanied the process of deindustrialization that vast regions suffered. Looking for to keep alive the memories of the past and the search for new solutions, the answers were found in the enhancement of the industrial heritage through its reuse for different purposes, one of them being the musealization along with heritage preservation in situ. Cultural tourism performed a very significant role in the way that acted like an accelerator of this process, helping the museums to become instruments of economic development and revitalizing landscapes marked by deindustrialization. However, an due to its recent discovery and discipline, the complexity of the material traces of industrialization requires specific management criteria, protection, conservation and restoration, and so industrial museums should be provided with appropriate tools to work on their objects and collections. In the eighties of the twentieth century, Covilhã passes through a profound economic and social reconversion. Once the economic model of wool mono industrialization was drained, it began a struggle for survival that led to a radical change of the historical development model paradigm of the city and county. The establishment of higher education in the city in 1973 was a lever of growth to the city through the recovery of buildings connected to the memories of the industrial past of Covilhã. It is in this context that the University of Beira Interior creates in 1986 the Wool Museum whose first nucleus was a result of a recovery intervention and patrimonialization of the Royal Textile Factory dye-houses area, an 18th-century manufacture founded by the Marquês de Pombal in 1764. Its industrial landscape and vast heritage attached to it represented the best national example to investigate this subject, intending with this study to accompany the transformation of "factory town" to university city and present some of the principles that led to the reconstruction of its industrial memories. Through specific interventions carried out during the period of the internship in the Wool Museum related with museological management of its assets it was intended to understand which museological tools does the Wool Museum utilizes to take care of its collection. Therefore, it was followed the process of museological goods incorporation and its management, carried in this institution, in order to fit it in current industrial museums panorama.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Património e Turismo Cultural
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40752
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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