Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40845

TítuloSelfie: a força comunicacional do autorretrato que as redes sociais reinventaram
Autor(es)Fernandes, Ana Maria Peixoto
Orientador(es)Andrade, Pedro José de Oliveira
Palavras-chaveSelfie
Autorretrato digital
Redes sociais
Self
Sociedade
Software
Comunicação
Poder
Universo virtual
Data2015
Resumo(s)As selfies inauguraram, neste início do século XXI, uma nova forma de autorretrato que se diferencia do clássico em dois aspetos: Dispensa a máquina fotográfica convencional – é feito com aparelhos de comunicação móvel, como os smartphones, ou webcam – e acaba publicado nas redes sociais. Este novo elemento de comunicação visual prolifera na Internet e assume grande relevância na vida contemporânea. Fotografar-se individualmente ou num coletivo, em locais públicos, de acesso mais restrito ou até íntimo, e descarregar a imagem no Instagram ou no Facebook tornou-se um comportamento social. Aclamado por uns, menos bem visto por outros, mas com muitos adeptos. O desafio deste estudo passa, enquanto questão de partida, por compreender as motivações pessoais, profissionais, sociais, políticas, religiosas e até económicas, que impulsionam os autores de selfies. Questionar a sua eventual superficialidade e vertente narcísica, a sua durabilidade como fenómeno e o seu potencial como forma de comunicação num contexto de grande avanço tecnológico. O objetivo é demonstrar, enquanto hipótese mais plausível, que o autorretrato digital contemporâneo se apresenta, pela sua força comunicacional, como uma ‘arma’ de comunicação virtual. Utilizada por grandes líderes políticos e religiosos, seguidores do Estado Islâmico (EI), figuras públicas e uma imensa multidão de cidadãos anónimos. São pilares deste estudo as teorias do investigador Lev Manovich, estudioso da “sociedade do software” que tem prestado grande atenção às selfies. E do sociólogo francês Michel Maffesoli para quem os modelos de comunicação emergentes da tecnologia pós-moderna “confortam a vida em sociedade” e a direcionam para “um reencantamento do mundo”. A amostra no campo empírico da pesquisa inclui redes sociais e imprensa nacional e internacional. Foi realizada uma análise de conteúdo dessas fontes e documentos, bem como uma entrevista ao Diretor do Jornal de Notícias, Dr. Domingos Andrade. Espera-se que este estudo possa contribuir para um maior esclarecimento teórico do fenómeno em análise, no quadro dos Communication Studies. E que a leitura deste texto inspire uma melhor compreensão de um tal processo, tanto por parte dos cidadãos que fazem selfies, como dos que as observam e difundem na imprensa.
The selfies inaugurated, at the beginning of this XXI century, a new form of self-portrait that is different from the classic one in two aspects: Exemption of a conventional camera - It is done with mobile communication devices such as smartphones or webcam - and is imediately published on the social networks.This new visual communication element proliferates on the Internet and is of great importance in contemporary life. You shoot yourself individually or in a collective environment , in public places, restricted places or even in intimate accesses, and downloading the image on Instagram or Facebook has become a social behavior.Hailed by some, less well regarded by others, but with many fans. The challenge of this study pass, as a matter of departure, by understanding the personal, professional, social, political, religious and even economic motivations that impulses the authors of selfies. Questioning its eventual superficial and narcissistic side, its durability as a phenomenon and its potential as a form of communication in a context of great technological advance. The target is to demonstrate, as the most plausible hypothesis, that the contemporary digital self-portrait is presented by its communicational power, as a 'weapon' of virtual communication. Used by major political and religious leaders, Islamic State followers (EI), public figures and a huge crowd of anonymous citizens. The pillars of this study are the theories of Lev Manovich, a scholar of "software company" that has paid great attention to selfies. And the French sociologist Michel Maffesoli for who emerging communication models of postmodern technology "comforts life in society" and direct you to a "re-enchantment of the world". The sample in the empirical field of the research includes socialnetworks and national and international media networks. A content analysis of these sources and documents was carried out as well as an interview with the Director of the " Jornal de Noticias " Dr. Domingos Andrade. It is expected that this study may contribute to a greater theorical explanation of the phenomenon in question, in the context of Communication Studies. And that reading this text inspire a better understanding of such a process, both by citizens who do selfies, and those who observe them and spread them in the press.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40845
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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