Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40971

TítuloRelação entre índice de massa corporal e coordenação motora, em crianças portuguesas
Outro(s) título(s)Relationship between the body mass index and motor coordination in portuguese children
Autor(es)Leite, Angela Hermana Monteiro
Orientador(es)Lopes, Luís Carlos Oliveira
Palavras-chaveCoordenação motora
Índice de massa corporal
Atividade física
Habilidades motoras fundamentais
Crianças
Motor coordination
Body mass index
Physical activity
Fundamental motor skills
Children
Data2015
Resumo(s)A prática de atividade física por parte das crianças e jovens é cada vez mais importante na nossa sociedade. Neste sentido, o papel do professor de Educação Física é preponderante nas escolas com o objetivo de potenciar cidadãos ativos. Para que tal ocorra, o professor deve planear, rigorosamente, todas as aulas de Educação Física, utilizando as unidades didáticas para envolver todos os alunos, promovendo assim a aquisição de várias competências e valores (cooperação, disciplina, socialização, entre outros), sempre a par do desenvolvimento das capacidades motoras. Uma vez que o centro do ensino deve ser o aluno, e que a sociedade está em constante mudança, o professor deve procurar adquirir sempre um vasto conhecimento, realizando formações específicas ou transversais. Deve também, ser um infatigável investigador, e como tal, pretendemos, neste relatório, verificar a existência de associações entre o índice de massa corporal e a coordenação motora em crianças. Para a realização desta investigação, contamos com uma amostra de 142 crianças de escolas da zona Norte de Portugal, cujas idades estão compreendias entre os 11 e os 13 anos. Após analisar os resultados, constatamos que a amostra apresentou 1,4% de crianças com coordenação motora boa, 59,9% com normal, 30,3% com insuficiências e 8,5% com perturbações. No que se refere ao índice de massa corporal, 66,9% da amostra obteve este índice normal, e 27,4% foi identificada com sobrepeso/obesidade. Relativamente à associação entre ambas as variáveis, verificamos que o índice de massa corporal e a coordenação motora estão inversamente associados. Estes resultados, relevam que os níveis elevados de sobrepeso e obesidade das crianças atuais, para além dos problemas de saúde associados, colocam em risco o seu desenvolvimento coordenativo.
The practice of physical activity by children and youth is becoming more and more important in our society. Therefore, the role of the Physical Education teacher is preponderant in schools in order to enhance active citizens. For this to occur, the teacher should strictly plan every physical education class, using the didactic units to engage all students, promoting consequently the acquisition of various skills and values (cooperation, discipline, socialization, etc.), while at the same time the development of motor skills occurs. Since the centre of the teaching process should be the student and society is constantly changing, the teacher should always seek to acquire a vast knowledge, taking part in specific or transversal teaching training courses. The teacher should also be a tireless researcher, and for that reason, in this report we intend to verify the association between the body mass index and the motor coordination in children. For this research, we had a sample of 142 children, who were between 11 and 13 years old, from schools in the North of Portugal. After analysing the results, we concluded that the sample presented 1.4% of children with good motor coordination, 59.9% with normal, 30.3% with insufficient and 8.5% with some disturbances. As far as the body mass index is concerned, 66.9% of the sample presented the standard index and 27.4% were identified with overweight/obesity. Regarding the association between the two variables, we concluded that motor coordination and body mass index are inversely associated. These results show that the high levels of overweight and obesity of contemporary children, besides being associated with health problems, endanger their coordinative development.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40971
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RAP _Tese_Uminho 22_06.pdf415,36 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID