Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40999

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, Felisbelapor
dc.contributor.authorVieira, Ana Paula de Matos Pereirapor
dc.date.accessioned2016-04-04T09:02:15Z-
dc.date.available2016-04-04T09:02:15Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/40999-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)por
dc.description.abstractO pequeno ecrã é quase como uma espécie de montra de loja dos chineses. Aqui, encontra-se de tudo para todos os gostos, mas os artigos nem sempre primam pela boa qualidade e, sobretudo, os interlocutores são, demasiadas vezes, os mesmos. Há um discurso dominante, pelo que são deixadas na sombra realidades que mereciam ser iluminadas, como outras o são até à exaustão, provocando, por sua vez, a saturação entre a audiência. É um “não-dito” que existe, mas quase deixa de existir porque não é dito. Entra-se no “círculo vicioso” de Dominique Wolton. Nesta pré-hiper-televisão em que vivemos, interessa-nos estudar os comentadores que marcam presença nos plateaux televisivos, porque a televisão é hoje uma espécie de fórum dos tempos modernos. Os comentários não são notícia. Assim, é fundamental perceber os mecanismos por detrás da escolha de um comentador. Só assim se poderá descodificar um discurso e ler nas entrelinhas as ideias que nos pretendem “vender”. Para isso, é também necessário perceber onde são recrutados. Quem são, como são escolhidas estas pessoas que definem o que é objecto de discussão? Porque são escolhidas estas e não outras? Há grupos privilegiados? Dentro destes, podemos falar de classes profissionais preferidas a outras? Porque é que são seleccionados sempre os mesmos analistas/críticos? É uma classe pré-definida, fechada ou em constante mutação? Que características subjazem à escolha? Mas, sobretudo, porque é que, quando olhamos para o actual panorama audiovisual português, parece-nos ver uma prevalência de homens? São as mulheres discriminadas? Porquê? Ou são elas próprias que se auto-excluem? Mais: tentamos perceber se o talento, o mérito, o conhecimento, a capacidade de argumentação têm sexo? Para tal, alicerçámos esta investigação em duas traves mestras. A parte teórica faz o imprescindível levantamento dos poucos estudos que ainda existem, no panorama português, sobre a questão de género no jornalismo. A parte empírica estuda a realidade portuguesa, no que concerne aos plateaux televisivos. Neste âmbito, analisámos ao longo de seis meses (Setembro a Fevereiro de 2011) 1054 emissões em horário nobre, correspondentes a 1297 convidados. Cruzámos as variáveis proveniência geográfica, sexo, profissão, ligação ao tema do programa com o género, de forma a percebermos qual é o papel da mulher em estúdio. Tentámos ainda ir um pouco mais longe e escrutinamos as razões que explicam o afastamento da mulher destes espaços que funcionam como ágoras modernas. Esta investigação insere-se no projecto “Jornalismo televisivo e cidadania: os desafios da esfera pública digital” (FCT PTDC/CCI-JOR/099994/2008). Os investigadores da Universidade do Minho envolvidos nesta equipa pretendem, ao longo dos três anos em estudo, perceber a integração do telespectador nos conteúdos televisivos e traçar também o perfil dos convidados televisivos. Este trabalho estuda ainda que indirectamente o papel da mulher no mundo do trabalho e no jornalismo. Tal opção decorre da própria condição de quem realiza esta dissertação. Ortega Y Gasset dizia “eu sou eu e a minha própria circunstância”. Pois bem: este é um trabalho científico de uma jornalista que após dez anos a exercer a profissão sentiu a necessidade de reflectir um pouco sobre a mulher, o jornalismo e os plateaux televisivos.por
dc.description.abstractThe small screen is almost like a window of a Chinese store. There you can find everything for everyone's taste, but goods not always excel in quality and above all the interlocutors are too often the same. There is a dominant discourse, which means that some realities worth seeing the light are left in the dark, while others are broadcasted to exhaustion, causing saturation between audiences. It is an "unsaid" that exists, but it almost ceases to exist because it is not said. One enters the "vicious circle" of Dominique Wolton. In this pre-hyper-television in which we live, we are interested in studying the commentators present on the television set, because television is now a sort of forum of the modern times. Comments are not news. Thus, it is crucial to understand the mechanisms behind the choice of a commentator. Only then can we decode a speech and read between the lines the ideas that they try to "sell" us. Therefore, it is also necessary to understand where they are being recruited. Who are these people, how are these people, that define what is discussed, chosen? Why are these chosen and not others? Are there privileged groups? Within these, can we speak of preferred professional classes? Why are always the same analysts/critics selected? Is it a predefined class, closed or in constant change? What characteristics underlie the choice? But above all, why is it that when we look at the current Portuguese audiovisual panorama we tend to see a prevalence of men? Are women discriminated against? Why? Or are women self-excluding themselves? More: we tried to see if talent, merit, knowledge, ability to discuss is gender specific. To support this research we divided it in two large blocks. The theoretical part highlights the few studies that still exist in Portugal on the gender issue in journalism. The empirical part studies the Portuguese reality regarding the television plateaux. In this context, we studied 1054 prime time emissions over six months (September to February 2011), corresponding to 1297 guests. We crossed variables such as geographical origin, gender, profession, liaison with the theme of the programme with gender, in order to realize what is the role of women in the studio. We tried to go even one step further and scrutinize the reasons for the absence of women in such places which work nowadays as modern “Agoras”. This research is part of the project "Television journalism and citizenship: the challenges of the digital public sphere" (FCT PTDC/CCI-JOR/099994/2008). Researchers at the University of Minho aim to understand the role of viewers on the television content and also to determine the profile of television guests, over a three years period study. This paper studies the role of women both at work and in journalism. Such option arises from the very condition of the researcher performing this work. Ortega y Gasset once said, "I am myself and my own circumstances." Well, this is a scientific work of a woman journalist who felt that after ten years of work needed to reflect about the woman, journalism and television plateaux.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) - Projecto “Jornalismo televisivo e cidadania: os desafios da esfera pública digital” (FCT-PTDC/CCI-JOR/099994/2008)por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/99994/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectSexopor
dc.subjectPoderpor
dc.subjectComentadorespor
dc.subjectPlateaux televisivospor
dc.subjectWomenpor
dc.subjectGenderpor
dc.subjectPowerpor
dc.subjectCommentatorspor
dc.subjectTelevision plateauxpor
dc.titleMulheres (in)visíveis: que "género" de comentadores no horário nobre da televisão?por
dc.typemasterThesiseng
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula de Matos Pereira Vieira.pdf1,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID