Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41378

TítuloInclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais: um estudo sobre as perceções de professores de educação física de escolas com sala de recursos multifuncionais na cidade de Manaus
Autor(es)Paiva, Átila Castro
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chaveInclusão
Escolar
NEE
Educação física
Atendimento educacional especializado
Sala de recursos multifuncionais
School inclusion
SEN
Physical education
Educational service specializing in multifunction room
Data2015
Resumo(s)O presente estudo teve por finalidade conhecer a percepção de professores de educação física sobre a inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educativas especiais (NEE), nas escolas do município de Manaus que possuem sala de recursos multifuncionais. Os dados da pesquisa foram coletados com um questionário junto à população, a qual foi composta por 132 professores de educação física que estavam distribuídos em 52 escolas da rede pública de ensino fundamental do município de Manaus e que apresentavam a modalidade de ensino educação especial com sala de recursos multifuncionais. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial e as conclusões obtidas formam as seguintes: 1. Os professores em sua maioria: a) São favoráveis ao processo de inclusão escolar de alunos com NEE e gostam de ensinar tais alunos; b) Não se sentem preparados para atuar com plenitude no processo de inclusão escolar para alunos com NEE; c) Acreditam que a presença e funcionamento da sala de recursos multifuncionais na escola favorece o processo de inclusão escolar; d) Acreditam que o processo de inclusão de escolares que apresentam NEE, nas escolas regulares é benéfico para toda a comunidade escolar, assim como para a sociedade da cidade de Manaus; e) Afirmam que as escolas não apresentam uma equipe multiprofissional integrada à equipe de profissionais da escola para auxiliar no processo de inclusão; f) Afirmam que as escolas não disponibilizam materiais instrucionais e materiais didático-pedagógicos suficientes para que os professores possam atuar plenamente no processo de inclusão escolar de alunos com NEE; g) Afirmam que as escolas não apresentam condições físicas que contemplem as necessidades dos alunos que apresentam NEE. 2. Professores com experiência previa no ensino de escolares que apresentam NEE são mais favoráveis à inclusão e são mais crédulos que as aulas regulares de educação física favoreçam tal processo. 3. Professores com experiência em educação física escolar menor que cinco anos são mais receptíveis a alunos que apresentam NEE em suas turmas e aulas. Enquanto, professores com mais de dez anos de experiência são menos favoráveis. 4. Professores na faixa etária adulto jovem são mais receptíveis a alunos que apresentam NEE em suas turmas e aulas. 5. Professores sem formação extracurricular na área de educação especial sentem-se menos preparados para o processo de inclusão escolar de alunos com NEE. E também acreditam que os docentes não possuem conhecimento suficiente para atingir as reais necessidades educacionais de tais alunos.
This study aimed to know the perception of physical education teachers about school inclusion of students with special educational needs (SEN), in Manaus´s schools that have multifunctional resource room. The research data were collected with a questionnaire, applied to 132 physical education teachers that were distributed in 52 schools of public network of elementary school in the city of Manaus that presented the modality of special education with multifunctional resources room. The data were analyzed using descriptive statistics and inference and the conclusions obtained are the following: 1- The teachers in their majority: a) They are in favor of the process of school inclusion of students with SEN and likes to teach such students; b) Don't feel like they are ready to act with fullness in the process of school inclusion for pupils with special educational needs; C) They believe that the presence and operation of the room of multifunctional resources in school fosters the process of school inclusion; D) They believe that the process of inclusion of students with SEN, in regular schools is beneficial for the whole school community, as well as to the Manaus society ; E) They say that schools do not have an integrated multidisciplinary team to the school's team of professionals to assist in the inclusion process; f) They argue that schools do not provide sufficient instructional materials and didactic teaching materials for teachers to fully operate in the process of school inclusion of pupils with SEN; g) They argue that schools do not have physical conditions that address the needs of students with SEN. 2. Teachers with previous experience in school teaching with SEN are more inclusive and are more gullible than the regular physical education classes promote such a process. 3. Teachers with experience in physical education less than five years are more receptive to students with SEN in their classes and lessons. While teachers with more than ten years of experience are less favorable. 4. Teachers in adult age young are more receptive to students with SEN in their classes and lessons. 5. Teachers without extracurricular training in the field of special education feel less prepared for the process of school inclusion of students with SEN. And also believe that teachers do not have sufficient knowledge to achieve the real educational needs of such student.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41378
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Átila Castro Paiva.pdf3,81 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID