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dc.contributor.authorMonteiro, Sílvia-
dc.contributor.authorVasconcelos, Rosa-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.date.accessioned2006-01-24T11:33:41Z-
dc.date.available2006-01-24T11:33:41Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationIn SILVA, Bento D. ; ALMEIDA, Leandro S., coord. – “Actas do Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 8, Braga, Portugal, 2005” [CD-ROM]. Braga : Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2005. ISBN 972-8746-36-9. p. 3505-3516.eng
dc.identifier.isbn972-8746-36-9-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/4204-
dc.description.abstractDiversos estudos têm apontado para diferenças individuais dos alunos nos seus métodos de estudo de acordo com o seu rendimento académico. Alunos com melhores classificações no ensino secundário apresentam abordagens ao estudo, ao entrarem no ensino superior, mais próximas de um enfoque profundo ou compreensivo de aprendizagem. Por sua vez, alunos com piores classificações parecem gerir as suas actividades de estudo e de aprendizagem numa lógica mais memorística ou de simples registo e fixação de conteúdos. Assim, este artigo analisa os métodos de estudo de alunos do 1ºano dos cursos de Engenharia. Foi aplicado aos estudantes, no momento de entrada na Universidade do Minho, o Inventário de Atitudes e Comportamentos Habituais de Estudo - IACHE (Tavares, Almeida, Vasconcelos & Bessa, 2004), composto por cinco subescalas: enfoque compreensivo; enfoque reprodutivo; percepções pessoais de competência; envolvimento no estudo; e organização das actividades de estudo. Numa fase posterior, foram relacionados os resultados obtidos nas avaliações do 1º semestre com as pontuações obtidas nas diversas subescalas do instrumento, com vista a identificar uma possível correlação entre estas duas variáveis. Os valores obtidos no IACHE, cruzado com as notas de candidatura ao ensino superior e com as classificações nos exames do 1º semestre, permitem-nos salientar que, não só no ensino básico e secundário, mas também no ensino universitário, as abordagens à aprendizagem são um importante factor na variabilidade das classificações escolares dos estudantes e no seu rendimento académico.eng
dc.language.isoporeng
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)eng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectRendimento académicoeng
dc.subjectMétodos de estudoeng
dc.subjectUniversidadeeng
dc.titleRendimento académico: influência dos métodos de estudoeng
dc.typeconferencePapereng
dc.peerreviewedyeseng
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings
CIPsi - Comunicações

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