Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42157

TítuloDesafios metodológicos no estudo da relação das crianças com as notícias: o recurso a metodo logias participativas na dinamização de grupos de foco
Autor(es)Silveira, Ana Patrícia Soares
Palavras-chaveCrianças
Atualidade
Literacia para as notícias
Direitos de participação
Metodologias participativas
Children
Current events
News literacy
Participation rights
Participatory methods
Data2015
EditoraCentro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ)
RevistaMedia & Jornalismo
Resumo(s)Este estudo pretende apresentar a opção e o procedimento metodológico de uma tese de doutoramento em curso, que tem como objeto de estudo as crianças e as suas representações sobre a atualidade e o mundo. Partindo de um referencial teórico que se apoia na sociologia da infância, defendemos a ideia de criança como indivíduo competente e criativo na construção de significados sobre a realidade, e como interveniente do processo investigativo. Em simultâneo, entendemos as notícias como importantes referentes para o modo como a criança conhece o mundo, considerando que é fundamental que esta desenvolva competências de literacia mediática face à informação. Com base nestes pressupostos, damos conta do recurso a metodologias participativas na dinamização de grupos de foco com crianças, com o propósito de as colocar numa relação autónoma e criativa com as notícias, com vista ao desenvolvimento de posturas críticas face aos modos de olhar o mundo propostos pelos media.
This paper intends to present the methodological procedure of an ongoing PhD research, whose study object is the children and their representations about current events and the world. From a theoretical framework that builds on the sociology of childhood, we support the idea of child as competent and creative in the construction of their own meanings about reality and as subjects of the research process. At the same time, we look at news media as an important reference to the ways children know the world, considering that it is essential that they develop news literacy skills. Based on these assumptions, we use the account to participatory methods in leading focus groups with children, in order to put them in an autonomous and creative relationship with current events and to enable them to adopt a critical stance about the ways of understanding the world proposed by the media.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42157
ISSN1645-5681
Versão da editorahttp://www.cimj.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1471:qeducacao-para-os-media-na-era-digitalq&catid=25:noticias&Itemid=150
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PS_2015_revista-media-jornalismo.pdf810,4 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID