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TítuloAntecedentes na intenção de compra: o caso da Spirito Cupcakes & Coffee no Facebook
Outro(s) título(s)Antecedent factors in the purchase intention: the case of Spirito Cupcakes & Coffee on Facebook
Autor(es)Costa, Nanci Melissa Mendes da
Orientador(es)Pinho, José Carlos M.
Palavras-chaveIntenção de compra
Redes sociais
WOM
Word-of-mouth
Perceived enjoyment
Facebook
Spirito Cupcakes & Coffee
Comunicação
Purchase Intention
Social media
Communication
Data2016
Resumo(s)As redes sociais têm assumido uma importância cada vez maior e mais significativa na vida das pessoas, sendo que este meio de comunicação revolucionou a forma como as pessoas e as empresas comunicam. As redes sociais, entre as quais o Facebook, a rede social mais popular no momento, constituem uma forma de as marcas/empresas chegarem mais rápida e eficazmente ao seu público-alvo influenciando assim o comportamento do consumidor e a respetiva intenção de compra através das páginas da marca/empresa. O presente estudo incidiu sobre a marca Spirito, um caso unânime de sucesso e um exemplo de uma marca portuguesa que se propagou eficazmente na rede social Facebook. Assim, o estudo procura compreender os antecedentes da intenção de compra no caso da referida marca e o impacto que cada um deles exerce no consumidor/seguidor da página do Facebook da Spirito. Utilizando como ponto de partida a literatura especializada sobre o compromisso com as páginas de marcas, a consciência da marca, o perceived enjoyment (prazer percebido) o WOM (word-of-mouth) e a intenção de compra, construiu-se um inquérito online, subsequentemente aplicado aos utilizadores da rede social Facebook que seguem a página do Facebook da marca Spirito. Através do questionário em questão, e após a respetiva análise estatística, concluiu-se que a marca Spirito influencia positivamente a intenção de compra do consumidor através da sua página do Facebook. O objetivo deste estudo consiste em ajudar os marketeers a implementar estratégias de comunicação mais eficazes através do Facebook e de outras redes sociais semelhantes.
Social media has been assuming a greater and more significant role in people’s lives, and this means of communication has revolutionized the way people and businesses interact and communicate. Social media, including Facebook, which is currently the most popular social network, are a quick and effective way for brands/businesses to reach their target audience, thereby influencing consumer behaviour as well as his/her purchase intention. This study focused on the Spirito Cupcakes & Coffee brand, an undeniable success case study and an example of a Portuguese brand which was effectively disseminated over Facebook. Thus, the study sought to understand the antecedent factors of purchase intention in the case of the above mentioned brand and the impact of each of them over the Spirito consumer/Facebook page follower. Using the specialized literature on brand page commitment, brand awareness, perceived enjoyment, word-of-mouth (WOM) and purchase intention as starting point, an online survey was constructed and subsequently distributed among Facebook users who followed Spirito page on Facebook. Through this survey, and after its statistical analysis, the conclusions are that the Spirito brand exercises a positive influence over consumer’s purchase intention through its Facebook page. The aim of this study is to help marketeers implementing more efficient communication strategies through Facebook and similar social media.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42219
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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