Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/42446
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maneira, Simone | por |
dc.contributor.author | Gomes, Maria João | por |
dc.date.accessioned | 2016-09-06T08:07:21Z | - |
dc.date.available | 2016-09-06T08:07:21Z | - |
dc.date.issued | 2016-07 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/42446 | - |
dc.description.abstract | O modelo “Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo” (TPACK) vem sendo objeto de análise e interpretação na comunidade científica europeia, demonstrando por meio deste movimento o desafio da relação entre professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação. De formulação recente, percebe-se que o TPACK precisa ser explorado e interpretado dentro de uma abordagem formativa, sendo relevante angariar se o mesmo pode ser considerado um elemento científico de intervenção na prática pedagógica dos professores. Dado o problema, este artigo pretende verificar quais as evidências que legitimam o TPACK junto às iniciativas de formação continuada em Portugal. Como metodologia para este propósito foi desenvolvida uma revisão sistemática junto ao portal de repositórios institucionais RCAAP, pretendendo analisar, sintetizar e refletir sobre a mobilização deste modelo frente à comunidade científica portuguesa. O protocolo sistemático desenvolvido para este artigo favoreceu a constatação de que o TPACK apresenta-se principalmente como marco de contextualização conceitual, sendo que a sua operacionalização foi encontrada apenas em um número reduzido de estudos, podendo no entanto ser considerado um elemento de intervenção na prática pedagógica dos professores. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | TPACK | por |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Intervenção | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Professores e TPACK: uma revisão sistemática da literatura | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
oaire.citationConferenceDate | 04 - 06 jul. 2016 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 1345 | por |
oaire.citationEndPage | 1360 | por |
oaire.citationConferencePlace | Bragança, Portugal | por |
oaire.citationTitle | VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Braganca-SM-MJG-2016 .pdf | 4,18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons