Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42446

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorManeira, Simonepor
dc.contributor.authorGomes, Maria Joãopor
dc.date.accessioned2016-09-06T08:07:21Z-
dc.date.available2016-09-06T08:07:21Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/42446-
dc.description.abstractO modelo “Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo” (TPACK) vem sendo objeto de análise e interpretação na comunidade científica europeia, demonstrando por meio deste movimento o desafio da relação entre professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação. De formulação recente, percebe-se que o TPACK precisa ser explorado e interpretado dentro de uma abordagem formativa, sendo relevante angariar se o mesmo pode ser considerado um elemento científico de intervenção na prática pedagógica dos professores. Dado o problema, este artigo pretende verificar quais as evidências que legitimam o TPACK junto às iniciativas de formação continuada em Portugal. Como metodologia para este propósito foi desenvolvida uma revisão sistemática junto ao portal de repositórios institucionais RCAAP, pretendendo analisar, sintetizar e refletir sobre a mobilização deste modelo frente à comunidade científica portuguesa. O protocolo sistemático desenvolvido para este artigo favoreceu a constatação de que o TPACK apresenta-se principalmente como marco de contextualização conceitual, sendo que a sua operacionalização foi encontrada apenas em um número reduzido de estudos, podendo no entanto ser considerado um elemento de intervenção na prática pedagógica dos professores.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectTPACKpor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleProfessores e TPACK: uma revisão sistemática da literaturapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationConferenceDate04 - 06 jul. 2016por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage1345por
oaire.citationEndPage1360por
oaire.citationConferencePlaceBragança, Portugalpor
oaire.citationTitleVII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagempor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationVII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagempor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Braganca-SM-MJG-2016 .pdf4,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID