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TítuloO confronto com o exercício da parentalidade e a (in)capacitação parental
Autor(es)Martins, Cristina Araújo
Palavras-chaveResponsabilidades parentais
Adaptação
Qualidade de vida
Data2016
EditoraEscola Superior de Enfermagem de Coimbra. Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem (UICISA-E)
RevistaRevista de Enfermagem Referência
Resumo(s)Este estudo procurou compreender a experiência de transição para o exercício da parentalidade durante os primeiros 6 meses de vida da criança, com a finalidade de poder contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados à família nesta transição. Foi realizado com recurso ao referencial metodológico da Grounded Theory, com a participação de cinco pais e cinco mães (casais); recolha de dados efetuada no domicílio dos participantes, nos primeiros dias do 1º, 4º e 6º mês de vida da criança, através de entrevistas semiestruturadas (total de 60 entrevistas). Os resultados explanam a descoberta do exercício da parentalidade pelos pais, ao serem confrontados com mudanças e perdas que transtornam a sua vida e os surpreendem. Desafiam os enfermeiros a centrarem o foco da sua intervenção nas estratégias adaptativas parentais que podem ser adotadas para diminuir o impacto desta transição, numa perspetiva antecipatória.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42674
ISSN2182-2883
0874-0283
Versão da editorawww.esenfc.pt/pt/page/100004028
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:ESE-CIE - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O confronto com o exercício da parentalidade e a (in)capacitação parental.pdfV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua oficial portuguesa. 7-8 Junho 2016189,49 kBAdobe PDFVer/Abrir

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