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https://hdl.handle.net/1822/42816
Título: | A responsabilidade social corporativa e sua divulgação no Grupo Bosch |
Outro(s) título(s): | The corporate social responsibility and its disclosure in the Bosch Group |
Autor(es): | Oliveira, Maria Alice Rodrigues de |
Orientador(es): | Brás, Maria Filomena Pregueiro Antunes |
Palavras-chave: | Relatórios de sustentabilidade Stakeholders Global reporting initiative Grupo Bosch Sustainability Reporting Bosch Group |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | As mudanças socias e políticas trazidas pela globalização têm levantado inúmeras questões e
expetativas em relação ao desempenho social das empresas. Cada vez mais as empresas de
diferentes setores e tamanhos reconhecem a importância do seu papel na sociedade e os benefícios
pelas práticas de responsabilidade social.
A Responsabilidade Social Corporativa está relacionada com a gestão de recursos humanos, proteção
ambiental, saúde e segurança no trabalho, as relações com as comunidades locais, fornecedores
e consumidores. Consequentemente, espera-se que as empresas divulguem voluntariamente
estas atividades, para melhorar a sua reputação.
Este relatório de estágio, através da perspetiva positivista, pretende analisar a divulgação das práticas
de sustentabilidade do Grupo Bosch. Além disso, tem como objetivo a satisfação dos requisitos
de dispensa de estágio profissional nos termos definidos pelo Artigo 9º do Regulamento de
Inscrição, Estágio e Exame Profissionais da Ordem dos Contabilistas Certificados.
Seguindo os itens de divulgação do Global Reporting Initiative, o estudo revela um baixo nível de
divulgação pelo Grupo Bosch. Contudo, a divulgação sobre sustentabilidade cresceu ao longo do
período de análise.
Estes resultados são consistentes com a análise da revisão de literatura, onde se verifica que as
empresas de maior dimensão são as mais propensas a apresentar relatórios de sustentabilidade,
embora sejam as que menos se preocupam com o seu conteúdo. Por outro lado, as empresas
mais endividadas são as que mais se preocupam com a divulgação de informação sobre sustentabilidade,
para esconder o seu fraco desempenho económico. The social and political changes brought by globalization have raised many questions and expectations regarding the social performance of companies. More and more companies of different sectors and sizes are recognizing the importance of their role in society and the benefits of the practices of social responsibility. Corporate Social Responsibility is related to human resources management, environmental protection, health and safety at work, relations with local communities, suppliers and consumers. Consequently, companies should voluntarily disclose these activities to enhance their reputation. This internship report, in a positivist perspective, aims to analyse the dissemination of sustainability practices of the Bosch Group. In addition, it aims to satisfy the professional internship exemption requirements as defined by Article 9 of the Registration, Internship and Examination Regulation of the Order of Professional Certificated Accountants. According to the disclosure items of the Global Reporting Initiative, the study reveals a low level of disclosure at the Bosch Group. However, disclosure about sustainability grew along the analysis period. These results are consistent with the analysis of the literature review, where it appears that the largest companies are more likely to have sustainability reports, although they are the ones who care less about their content. On the other hand, the most indebted companies are the ones who care more about the divulgation of information about sustainability, to hide their weak economic performance. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Contabilidade |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42816 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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