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TítuloA inovação e competitividade na cadeia de valor da moda: parte I
Autor(es)Marques, António Manuel Dinis Ribeiro
Guedes, Maria da Graça
Palavras-chaveCadeia de valor da moda
Inovação
Manual de Oslo
Competitividade
Fashion value
Chain
Oslo Manual
Competitiveness
Data18-Set-2016
EditoraAssociação Portuguesa dos Engenheiros e Técnicos Têxteis (APETT)
RevistaNova têxtil
Resumo(s)A cadeia de valor da moda em Portugal apresenta, nos últimos indicadores económicos conhecidos (2014 e 2015), um desempenho notável no contexto da indústria portuguesa. A importância dada à exportação por parte dos agentes políticos nacionais é fortemente destacada na balança comercial bastante positiva apresentada pelos setores da ITV e do calçado. A inovação contribui decisivamente para os resultados apresentados pelas empresas e está presente em todos os documentos estratégicos das diferentes organizações setoriais. Os indicadores económicos observados num estudo e apresentados nos dois artigos são bastante elucidativos, em particular o “rácio volume de negócios/nº de trabalhadores”, apresentando valores que evidenciam a existência de uma relação com a tipologia e forma como as empresas assumem estrategicamente a inovação. O presente artigo apresenta uma análise da inovação em empresas de calçado inovadoras, concretizada através de uma pesquisa de natureza qualitativa em sete empresas do cluster do calçado. A APICCAPS foi um parceiro importante e determinante na definição da amostra das empresas a estudar na investigação. A competitividade e a relação com a inovação é descrita no segundo artigo, sendo proposto um modelo que relaciona várias componentes presentes no estudo. A estratégia de inovação seguida pelas empresas e as estratégias competitivas genéricas (tipologia de Porter) são consideradas em separado no artigo.
The fashion value chain in Portugal presents, accordingly to the latest know economic indicators (2014 and 2015), a remarkabfe performance in the context of the Portuguesa industry. The importance given to export by national politica! agents is strongly highlighted by the vety positive trade balance presented by the ITV (Textile and Clothing lndustty) and footwear sectors. lnnovation contributes decisively to the resu!ts presented by the companies and it is present in ali strategic documents of the different sectorial organizations. The economic I indicators observed in a study and presented in the two articles are quite elucidate, particular/ y the "ratio turnoverl number of emp/oyees", which presents values that demonstrate the existence of a relationship with the typology and the way companies strategically assume innovation. This article presents an analysis of the innovation in innovative footwear companies, achieved through a qualitative research conducted in seven companies in the footwear cluster. APICCAPS (Portuguese Association of Footwear Industriais, Components, Leather Goods and Their Substitutes) was an important and decisive partner in the sample definition of the companies to be studied in the research. The competítíveness and the relationship with innovation are described in the second article, being proposed a mode/ that relates various components presented in the research. The innovation strategy pursued by the companíes and the generíc competitiva strategies (Porter's typology) are considered separately in the article.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42836
ISSN0870-9882
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DET/2C2T - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

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