Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43319
Título: | O potencial das artes na aprendizagem e desenvolvimento da criança do 1º ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Vale, Sara Daniela Antunes |
Orientador(es): | Palhares, Sandra Susana Pires Silva |
Palavras-chave: | Expressão plástica Educação pela arte Investigação-ação Articulação curricular Artistic expression Education through art Action-research Curricular articulation |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente relatório trata a questão do potencial das artes para a aprendizagem e
desenvolvimento da criança do 1º ciclo do ensino básico, fundamentando-se num projeto de
intervenção pedagógica baseada numa metodologia de Investigação-Ação, no qual pretendeu-se
articular todas as áreas curriculares, tendo como principal área de base a Expressão Plástica,
numa visão integrada e articulada do currículo.
Neste relatório de estágio, são apresentados os benefícios da Educação pela Arte para a
criança, que pressupõe um ensino voltado para o desenvolvimento da sensibilidade do aluno, em
que este contempla e frui o que rodeia, abrindo os seus horizontes e desenvolvendo inúmeras
competências (cognitivas, afetivas, sociomorais e artísticas).
Neste documento de natureza descritiva e reflexiva, é narrado e refletido todo o
desenvolvimento do projeto em questão, sendo descritas, com maior pormenor, seis intervenções
e analisados e avaliados os dados retirados das mesmas, para uma melhor reflexão da intervenção
implementada.
Para terminar este relatório de estágio, apresento as conclusões finais, que surgem como
avaliação da concretização dos objetivos propostos com o projeto de intervenção pedagógica e da
minha intervenção como professora estagiária, refletindo sobre o meu percurso durante a minha
estadia numa turma de 2º ano e sobre as aprendizagens efetuadas durante a implementação do
projeto. This report addresses the question of the potential of the arts for de learning and development of the children in primary schools. By taking in account a project of pedagogic integration based on an action-research methodology - in which the goal was to articulate all the curricular areas-, and having as the main baseline area the Artistic Expression, in an integrated and articulated view of the curriculum. In this training report will present the benefits of the Education through Art for children, what assumes a teaching focused on the development of the student’s sensibility, where the child contemplates and enjoys, opening its horizons and developing several competences (cognitive, affective, socio-morals and artistic). In this document of descriptive and reflexive nature, all the project is narrated and thought over, by describing with greater detail six intervention, and by analyzing and evaluating the data retrieved from them, to a better reflection of the implemented intervention. To end this training report, I present my final conclusions, such as the evaluation of the concretization of the propose goals by the pedagogical intervention project of my intervention as intern teacher, the reflection about my path along my experience in a second grade class and about my learnings incurred during the implementation of the project. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43319 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sara Daniela Antunes Vale.pdf | 4,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |