Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43319

TítuloO potencial das artes na aprendizagem e desenvolvimento da criança do 1º ciclo do ensino básico
Autor(es)Vale, Sara Daniela Antunes
Orientador(es)Palhares, Sandra Susana Pires Silva
Palavras-chaveExpressão plástica
Educação pela arte
Investigação-ação
Articulação curricular
Artistic expression
Education through art
Action-research
Curricular articulation
Data2016
Resumo(s)O presente relatório trata a questão do potencial das artes para a aprendizagem e desenvolvimento da criança do 1º ciclo do ensino básico, fundamentando-se num projeto de intervenção pedagógica baseada numa metodologia de Investigação-Ação, no qual pretendeu-se articular todas as áreas curriculares, tendo como principal área de base a Expressão Plástica, numa visão integrada e articulada do currículo. Neste relatório de estágio, são apresentados os benefícios da Educação pela Arte para a criança, que pressupõe um ensino voltado para o desenvolvimento da sensibilidade do aluno, em que este contempla e frui o que rodeia, abrindo os seus horizontes e desenvolvendo inúmeras competências (cognitivas, afetivas, sociomorais e artísticas). Neste documento de natureza descritiva e reflexiva, é narrado e refletido todo o desenvolvimento do projeto em questão, sendo descritas, com maior pormenor, seis intervenções e analisados e avaliados os dados retirados das mesmas, para uma melhor reflexão da intervenção implementada. Para terminar este relatório de estágio, apresento as conclusões finais, que surgem como avaliação da concretização dos objetivos propostos com o projeto de intervenção pedagógica e da minha intervenção como professora estagiária, refletindo sobre o meu percurso durante a minha estadia numa turma de 2º ano e sobre as aprendizagens efetuadas durante a implementação do projeto.
This report addresses the question of the potential of the arts for de learning and development of the children in primary schools. By taking in account a project of pedagogic integration based on an action-research methodology - in which the goal was to articulate all the curricular areas-, and having as the main baseline area the Artistic Expression, in an integrated and articulated view of the curriculum. In this training report will present the benefits of the Education through Art for children, what assumes a teaching focused on the development of the student’s sensibility, where the child contemplates and enjoys, opening its horizons and developing several competences (cognitive, affective, socio-morals and artistic). In this document of descriptive and reflexive nature, all the project is narrated and thought over, by describing with greater detail six intervention, and by analyzing and evaluating the data retrieved from them, to a better reflection of the implemented intervention. To end this training report, I present my final conclusions, such as the evaluation of the concretization of the propose goals by the pedagogical intervention project of my intervention as intern teacher, the reflection about my path along my experience in a second grade class and about my learnings incurred during the implementation of the project.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43319
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Daniela Antunes Vale.pdf4,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID