Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43332

TítuloA influência dos jogos interativos no cotidiano de uma criança com deficiência múltipla
Outro(s) título(s)The influence of interactive games in everyday life of a child with multiple disabilities
Autor(es)Valim, Andréa Andriola
Orientador(es)Osório, António José
Falavigna, Gladis
Palavras-chaveInclusão
Atendimento educacional especializado
Jogos interativos
Inclusion
Specialized educational service
Interactive games
Data2015
Resumo(s)Esta dissertação ancora-se no interesse e necessidade de aprofundar conhecimentos no sentido de aprimorar a prática docente, refletindo sobre a utilização dos jogos interativos como recursos educativos para o desenvolvimento de alunos com deficiência. O problema de investigação: como contribuem os jogos interativos para o desenvolvimento de uma aluna com deficiência múltipla, na sala de recursos multifuncional no Atendimento Educacional Especializado de uma escola pública da rede estadual de ensino de São Francisco de Paula_ RS? O enquadramento teórico desta pesquisa analisa os seguintes aspectos: abordagem das temáticas sobre as pessoas com necessidades educativas especiais; legislação do Ministério da Educação Brasileiro relativamente à inclusão; Atendimento Educacional Especializado; uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, e das Tecnologias Assistivas; importância do jogo e da utilização dos jogos interativos; deficiência mental e múltipla. Esta pesquisa é de cunho exploratório, descritivo e explicativo, com base no estudo de caso de uma aluna com deficiência múltipla (mental e física). Como instrumentos da recolha de dados utilizaram-se os seguintes: questionário, entrevista, intervenção, documentação, anotações sobre as atividades com a aluna. Conclui-se que os objetivos foram alcançados e o problema de pesquisa respondido: é possível obtermos resultados favoráveis com alunos com deficiência múltipla, explorando o potencial dos recursos tecnológicos e dos jogos interativos, que podem contribuir nesse sentido, desde que bem trabalhados pelo professor. Nesta pesquisa evidenciaram-se avanços no desenvolvimento cognitivo, de percepção visual e tátil, de concentração, de interesse por atividades no computador, bem como nas atividades do cotidiano em que se focou e, ainda, na coordenação motora, na autoestima e na autoconfiança.
This dissertation was anchored in the interest and need to increase knowledge in order to improve teaching practice, reflecting on the use of interactive games as educational resources for the development of students with disabilities. The research problem: how can interactive games contribute to the development of a student with multiple disabilities, in the multipurpose room features the Specialized Educational Service of a public state school of São Francisco de Paula - RS teaching? The theoretical framework of this research examines the following aspects: the thematic approach to people with special needs; law of the Brazilian Ministry of Education regarding the inclusion; Specialized Educational Service; use of Information and Communication Technologies, and of Assistive Technologies; importance of the game and the use of interactive games; mental and multiple disabilities. This research is exploratory, descriptive and explanatory nature, based on the case study of a student with multiple disabilities (mental and physical). As data collection instruments were used the questionnaire, interview, intervention, documentation, notes on the activities with the student. It was concluded that the objectives have been met and answered research problem: We can obtain favorable results with students with multiple disabilities, exploring the potential of technological resources and interactive games, which can contribute to this, if well worked by the teacher. In this research it was demonstrated advances in cognitive, visual and tactile perception, concentration, interest in computer activities, as well as in daily activities that are focused and also in motor coordination, self-esteem and self-confidence.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43332
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andréa Andriola Valim.pdf3,22 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID