Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43402
Título: | As TIC na educação Matemática: perspectivas de alunos, professores e gestores em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil |
Autor(es): | Santos, Roberta Medeiros dos |
Orientador(es): | Ramos, Altina Costa, Luciano Andreatta Carvalho da |
Palavras-chave: | TIC Matemática Ensino-aprendizagem Formação professores Survey Mathematics Teaching-learning Teacher training |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Esta pesquisa busca analisar “como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão
agregadas ao processo do ensino da Matemática em três turmas do Terceiro Ano do Ensino Médio
Politécnico na Rede Estadual de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil, no período de maio
a junho de 2015.
Seu objetivo geral é analisar se o uso das tecnologias está fazendo parte do ensino da Matemática e
seus objetivos específicos são: identificar se os professores estão capacitados para o ensino de
Matemática com utilização das TIC de forma integrada e se a escola disponibiliza de Laboratório de
Informática com recursos e professores disponíveis para o seu funcionamento, qual o referencial
teórico utilizado pelos professores na preparação de suas aulas, quais as mídias mais utilizadas pelos
professores e preferidas pelos alunos em sala de aula; descrever qual a percepção da equipe diretiva,
dos professores e dos alunos sobre o uso de diferentes TIC na disciplina de Matemática e como está
ocorrendo o uso delas nas turmas investigadas, assim como as dificuldades encontradas para sua
utilização.
Trata-se de uma pesquisa cujo desenho metodológico adotado é o survey que utilizou como
instrumento para a recolha de dados o questionário o qual foi constituído de questões abertas e
fechadas.
Os resultados comprovaram que esta instituição não possui recuros físicos nem profissionais para a
inserção das TIC nas aulas de Matemática, por tanto, o uso destas tecnologias não estão fazendo parte
do ensino de Matemática. This research aims to analyze "how the Information and Communication Technologies (ICT) are employed in the teaching process of Mathematics in three class groups, two taught during the day shift and one in the night shift, all class groups are from the third year of Polytechnic High School on a state school in São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brazil and were analyzed in the period from May until June 2015. The general goal of this research paper is to analyze if technology is being used in the teaching of Mathematics in the three class groups analyzed. The specific objectives of this research are: identifying if the teachers are trained to teach Mathematics employing the ICT in an integrated way and if the school is equipped with a computer lab with resources and teachers ready for its usage; what are the theoretical references used by the teachers when preparing their classes; which medias were predominantly employed by the teachers and which ones were the favorites among students in the classroom; what is the perception of the principal's board, teachers and students of the use of different ICT when teaching Mathematics and how the technologies are being implemented in the observed class groups, as well as the difficulties encountered when using them. The methodological design adopted is the survey, using a questionnaire as a tool to collect data. The questionnaire is constituted by open and closed questions. The results attest to the fact that this teaching institution does not possess enough physical or professional resources to insert the ICT in Math classes, therefore, these technologies are not being used to teach Mathematics. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43402 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Roberta Medeiros dos Santos.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |