Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43604

TítuloRelação entre o desenvolvimento motor das crianças, a nível das habilidades motoras de locomoção e das suas caraterísticas empreendedoras: relatório de estágio
Outro(s) título(s)Relationship between the motor development of children, in terms of the motor mobility skills, and their entrepreneurial characteristics: practicum report
Autor(es)Ribeiro, João Tiago Magalhães Gomes
Orientador(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveEducação física
Atividade física
Desenvolvimento motor
Empreendedorismo
Características empreendedoras
Physical education
Physical activity
Entrepreneurship
Motor development
Entrepreneurial characteristics
Data2016
Resumo(s)O presente relatório está baseado no percurso desenvolvido na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, contemplada no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Neste sentido, o relatório, por um lado, compreende um relato de experiências vivenciadas ao longo do percurso referenciado e que permitem realizar uma análise crítica e reflexiva da ação pedagógica desenvolvida, e, por outro lado, detém uma dimensão investigativa, que visa estudar a relação entre o desenvolvimento motor das crianças, a nível das habilidades motoras de locomoção, e as suas caraterísticas empreendedoras. Relativamente à metodologia de investigação utilizada, o estudo é de natureza quantitativa. A amostra é constituída por cerca de setenta e sete alunos, do 1.º, 3.º, e 7.º anos de escolaridade, com idades compreendidas entre os seis e os dezasseis anos. O instrumento metodológico utilizado na avaliação do desenvolvimento motor foi o TGMG-2 - Test of Gross Motor Development - second edition (Ulrich, 2000). No que respeita à avaliação das características empreendedoras, esta baseou-se na observação direta e em questionários, em função dos anos de escolaridade dos alunos. Os resultados deste estudo mostraram a existência de associações, embora não significativas, entre o desenvolvimento motor, a nível das habilidades motoras de locomoção, e a presença de características empreendedoras, em alunos do 1.º e 3.º anos de escolaridade. A par disto, os resultados evidenciaram a existência de associações, ainda que estatisticamente não significativas, entre o tempo de prática de atividade física e a presença de características empreendedoras, e entre o género e a presença de características empreendedoras, em alunos do 7.º ano de escolaridade.
The present report is based on the route developed in the course Supervised Teaching Practice, contemplated in the Master of Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education. In this sense, the report, on one hand, comprises an account of past experiences along the referenced route and allow performing a critical and reflective analysis of the developed pedagogical action. Moreover, it holds an investigative dimension, which aims to study the relationship between motor development of children, in terms of the motor skills of movement, and their entrepreneurial characteristics. Relatively to research methodology used, the study is quantitative. The sample consisted of about seventy-seven students, of the 1st, 3rd, and 7th grades, aged between six and sixteen. The methodological tool used in the evaluation of motor development was the TGMG-2 - Test of Gross Motor Development - second edition (Ulrich, 2000). In relation to the evaluation of entrepreneurial characteristics, it was based on direct observation and questionnaires, depending on the students’ grades. The results of this study show the existence of associations, although not significant, between motor development, in terms of motor skills of movement, and the presence of entrepreneurial characteristics in students of 1 and 3 years of schooling. Apart from this, the results showed the existence of associations, although not statistically significant, between the physical activity practice time and the presence of entrepreneurial characteristics, and between gender and the presence of entrepreneurial characteristics in students of the 7th year of education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43604
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
João Tiago Magalhães Gomes Ribeiro.pdf
Acesso restrito!
2,5 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID